Secretaria de Habitação participa de oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas
Os fncionários do grupo técnico de trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) da Prefeitura de São Sebastião participaram nesta segunda-feira (29) da oficina ‘Gestão de Praias e Mudanças Climáticas’, aplicada pela aluna de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Marina Corrêa, e do auxiliar Ivan Gonçalves de Castro Ferreira, junto ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (IO-USP).
A oficina integra uma série de medidas da Administração Municipal em relação à Gestão de Praias e o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto ORLA). Recentemente, o prefeito Felipe Augusto esteve em Brasília para discutir a gestão das praias marítimas urbanas, e também áreas e bens de uso comum que passarão a ser de responsabilidade do município, em reunião com o secretário nacional e estadual do Patrimônio da União (SPU), Fernando Anton Basus Bispo, e o secretário estadual do SPU, Eduardo Santos Barroso.
O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha da USP faz parte de uma pesquisa que trata da importância do governo de municípios costeiros na tomada de decisão sobre adaptação às mudanças climáticas. A pesquisa está discutindo como a gestão municipal enxerga o funcionamento e o manejo das praias atualmente e no cenário de mudanças climáticas. De acordo com a pesquisadora, Marina Corrêa, o intuito do levantamento é entender como a ciência pode ajudar no aprimoramento da gestão de praias no Litoral Norte do Estado de São Paulo. As políticas públicas municipais, com relação à gestão de praias, estão em processo de adequação aos procedimentos legais. Brevemente a sociedade civil discutirá o tema.
A pesquisa está sendo realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP: 2018/13238-9), vinculada ao Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática (FAPESP: 2015/03804-9). A Oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas foi realizada com apoio do Bolsas Funbio – Conservando o Futuro que conta com a parceria do Instituto Humanize (www.funbio.org.br).
Prefeitura tem projetos aprovados para financiamento do Fehidro
A cidade receberá R$500 mil para macrodrenagem e compostagem em Boiçucanga
Secretaria do Meio Ambiente recebe novos equipamentos eletrônicos
Cinco tablets que foram adquiridos com recursos do Fundam
Prefeitura retira 290 quilos de lixo do mangue da Enseada
Ações de limpeza vão até sexta-feira (26)
Prefeitura realiza 2ª Semana de Proteção aos Manguezais
Conscientização ecológica é política pública do governo municipal
Prefeitura promove palestra sobre microalgas tóxicas na região
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza em agosto, palestra sobre a floração de microalgas tóxicas no Litoral Norte.
Prefeitura e ICC realizam oficinas participativas do plano de manejo APA Baleia Sahy
A Prefeitura de São Sebastião e o Instituto Conservação Costeira vão realizar oficinas participativas sobre o diagnóstico, zoneamento e programas de gestão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy. Os encontros são abertos ao público.
O objetivo é apresentar o processo de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação que visa alternativas para o desenvolvimento da região de forma sustentável.
As oficinas sobre diagnóstico e zoneamento serão realizadas no dia 24/07 (quarta-feira), no Instituto Verdescola, na Vila Sahy, Costa Sul do município; e no dia 07/08 (quarta-feira) na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro da cidade. Já as oficinas sobre os programas de gestão serão nos dias 22/08 e 10/09, também no Verdescola e no Meio Ambiente.
Oficina sobre o diagnóstico e zoneamento
24/07 – Costa Sul
9h30 - Instituto Verdescola - Rua Marginal, 44 - Vila Sahy
São Sebastião recebe certificado Município VerdeAzul
Cerimônia realizada em Bauru reconheceu o trabalho do Governo sebastianense
A Prefeitura de São Sebastião recebeu a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em cerimônia realizada na cidade de Bauru, no dia 11 de julho. O trabalho do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) recebeu assim, a certificação do primeiro ciclo 2019.
Governo Municipal se qualifica para certificado no Programa Município VerdeAzul
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), participa da cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul. A solenidade ocorre em Bauru (SP), nesta quinta-feira (11).
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA), é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.
Prefeitura promove palestra e oficina sobre a Observação Responsável de Baleias
No dia 10 de julho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia À Vista e o Projeto Baleia Jubarte, realiza no Teatro Municipal uma palestra e oficina sobre a Observação Responsável de Baleias.