A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou sua participação no programa Nós na Rede. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que visa fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio da capacitação permanente dos profissionais da área.

O projeto é destinado ao treinamento integral destes trabalhadores para promover práticas alinhadas aos princípios do cuidado em liberdade e da redução de danos aos pacientes em sofrimento mental.

O curso possui carga horária de 120 horas e modelo híbrido, ou seja, além da plataforma online os participantes também terão encontros presenciais, sendo 90h à distância e as outras 30h restante de forma presencial. O principal objetivo é oferecer uma atualização para profissionais de nível médio, técnico e graduados.

Em São Sebastião, o primeiro encontro presencial foi realizado no dia 7 de agosto, no auditório da Secretaria da Educação (Seduc), e reuniu profissionais que trabalham na linha de frente no atendimento aos pacientes e que compreendem os dois eixos principais do Nós na Rede. São eles: acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei; acolhimento às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

A diretora de políticas públicas da Sesau, Carla Brasil, disse que o Nós na Rede é mais que um curso, é uma capacitação que funciona localmente, mas com visão global, realizado por meio das Diretorias Regionais de Saúde (DRSs) em cada Estado do país. “No caso de São Sebastião, estamos inseridos entre os 39 municípios da Região Metropolitana Vale do Paraíba”, disse ela. “São Sebastião foi contemplada com 150 vagas, que são divididas em cinco ciclos com 30 colaboradores”, completou a diretora.

 

A previsão é que o projeto se estenda até o segundo semestre de 2026 e é destinado aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Atenção Básica, Atenção Especializada, hospitais. “Aqueles que trabalham direta ou indiretamente com os pacientes acometidos por sofrimentos mentais”, explicou Carla Brasil.               

O próximo encontro deste ciclo inicial do programa será realizado no dia 17 de outubro. A secretária de Saúde, Laysa Pires, disse que a participação dos profissionais de São Sebastião no Nós na Rede é uma forma de inseri-los nas atualizações do que está sendo realizado e as principais tendências para o futuro da área. “O mais importante é saber como receber bem esses pacientes, nas mais distintas situações no cotidiano, no dia a dia do serviço”, afirmou a secretária.

 

#PraTodosVerem: Profissionais que trabalham com saúde mental participam do Programa Nós na Rede, da Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. A previsão é que o “Nós” se estenda até o segundo semestre do ano que vem. Encontros presenciais acontecem no auditório da Secretaria da Educação (Seduc), na região central do município. Fim da descrição.