Entre os dias 7 e 10 de agosto ocorreu mais uma edição do Festival da Cultura Japonesa – São Sebastião Matsuri, que neste ano homenageou os 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 69 anos da chegada dos imigrantes japoneses ao município. O evento encantou o público com um novo layout e uma experiência imersiva nas tradições do Japão.
Promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com o Clube Atlântico – Colônia Japonesa de São Sebastião, o festival reuniu gastronomia, arte e tradição em uma programação variada. Mais de 30 estandes ofereceram o melhor da culinária japonesa, enquanto o palco recebeu apresentações de taiko (tambores japoneses), shishimai (dança do leão), shows musicais, oficinas, exposições, noite do cosplay, feira de produtos orientais e show de ilusionismo.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo de São Sebastião, o evento contou com aproximadamente 15 mil visitantes ao longo dos quatro dias, movimentando R$ 390 mil em faturamento nos estandes, mobilizando 150 colaboradores e cerca de 120 artistas na programação. A avaliação de satisfação foi amplamente positiva: 97,3% dos visitantes classificaram a estrutura, apresentações e atrações como ótimo ou bom.
Além do público local e de cidades do Litoral Norte paulista, o festival recebeu visitantes de São Paulo, São José dos Campos, Araraquara, Botucatu, além de turistas vindos de outros Estados, como Salvador (BA), reforçando a importância do evento para o calendário turístico e cultural da cidade.
#PraTodosVerem: Sequência de fotos do Festival da Cultura Japonesa em São Sebastião. Na primeira, mágico e criança apresentam truque com argolas metálicas no palco. Na segunda, grande público ocupa mesas sob tenda iluminada e decorada com lanternas japonesas. Na terceira, grupo toca tambores japoneses taiko no palco. Na quarta, pratos típicos em exposição: corn dog, poke e teppan com legumes. Fim da descrição.