O Viveiro Municipal de São Sebastião recebeu a Jornada Atequenfim & RegenerAção, reunindo estudantes do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais da rede municipal para uma tarde de imersão na natureza e aprendizado sobre o futuro Mapa Interativo do Borboletário.
A experiência, que ocorreu na última sexta-feira (8/8), conduzida pela facilitadora Fernanda Lenzi, com apoio de Paula Mazzola, teve início com a confecção de crachás personalizados, onde cada aluno registrou uma aspiração para o dia. Após as boas-vindas e a apresentação das ‘teias produzidas em encontros anteriores, os participantes mergulharam em uma contação de história que retomou o simbolismo da vivência passada, inspirada na aranha.
Em seguida, a turma participou de uma trilha investigativa pelo viveiro, identificando pontos de referência que integrarão o mapa interativo do futuro borboletário. Durante o percurso, os alunos registraram observações e trocaram ideias sobre o melhor trajeto para a trilha educativa.
O encontro foi encerrado com um momento de cocriação coletiva, no qual os estudantes refletiram sobre a experiência e receberam orientações para dar continuidade à pesquisa em suas escolas. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as espécies e ambientes do borboletário, contribuindo para a construção do mapa final.
Participaram as Escolas Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada; EM Henrique Botelho, da Vila Amélia; Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia; Prof. João Gabriel Santana, de Toque-Toque Pequeno, e Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias.
#PraTodosVerem: fotos mostram as atividades do projeto RegenerAção em meio a árvores e vegetação do Viveiro Municipal com um grupo de estudantes uniformizados assistindo a uma apresentação. Na primeira imagem, uma mulher está em pé diante de um quadro branco apoiado em um cavalete azul. Ela fala para um grupo de cerca de vinte estudantes, a maioria sentada em bancos de madeira. Na segunda imagem, a cena é vista de outro ângulo, mostrando mais estudantes e alguns adultos acompanhando a atividade. Em seguida, os alunos estão em pé próximo ao mesmo local e escutam atentamente a mulher falando. Na última imagem, os estudantes estão apoiados em um parapeito de madeira observando os animais no lago do Viveiro. Fim da descrição.