Professores de referência da Educação Infantil e da Escola de Tempo Integral da região central e da Costa Norte participaram de um Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) Regional com o tema ‘Experiências de Escolas e Práticas Antirracistas’, conduzido pela professora da rede municipal Natália Frizzo de Almeida, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). O encontro ocorreu na última terça-feira (12/8), o auditório da Secretaria da Educação (Seduc) de São Sebastião.
Com formação sólida na área da História e da Educação, a Dra. Natália trouxe uma abordagem profunda e sensível sobre a necessidade de desconstruir a “história única”, uma narrativa eurocêntrica que, ao longo do tempo, silenciou e apagou contribuições de povos africanos, afro-brasileiros e indígenas.
Citando autores como Chimamanda Ngozi Adichie, Walter Benjamin, Grada Kilomba e Ailton Krenak, a professora evidenciou como estereótipos e apagamentos culturais afetam diretamente a autoestima e o desenvolvimento das crianças.
A apresentação incluiu exemplos concretos de práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, como a construção de um calendário escolar decolonial, que valoriza datas e celebrações de matriz africana e indígena; a inserção de literatura diversa e representativa no cotidiano escolar; o uso de brinquedos, jogos e atividades que reflitam diferentes etnias e saberes tradicionais; e projetos que envolvem a comunidade e mestres de saberes, criando o que Natália chamou de “quilombos pedagógicos”, espaços de acolhimento, fortalecimento e dignidade.
O encontro também destacou experiências inspiradoras, como a da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, em Salvador, que integra a cultura afro-indígena em todas as disciplinas e mantém forte ligação com a comunidade.
Ao final, o HTPC se tornou um espaço de troca entre educadores, reafirmando que a construção de uma escola verdadeiramente plural depende de ações intencionais e coletivas.
A professora Natália compartilhou suas expectativas após a formação. “Espero que as práticas compartilhadas sejam sementes para futuras atividades que valorizam a diversidade”, comentou.
#ParaTodosVerem: imagens mostram um auditório com muitas pessoas sentadas, assistindo a uma formação. Em algumas fotos, uma mulher está em pé no palco, falando ao microfone, enquanto uma apresentação é projetada na parede atrás dela. Em outra imagem, uma segunda palestrante também fala ao público. As pessoas na plateia estão atentas, algumas sorrindo e interagindo, sentadas em cadeiras dispostas em fileiras. Fim da descrição.