Os alunos das Escolas Municipais Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una, e Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, de Boiçucanga, participaram na última quinta-feira (7/8) de uma formação especial em técnicas de palco com a atriz e diretora Juliana Calligaris, convidada pela Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). A atividade integra o Projeto Jovens em Atuação e visa preparar os estudantes para o Festival Estudantil de Teatro (FestArt) que será realizado em novembro.
A coordenadora do projeto, Kaylla Prado, explica que o encontro foi uma oportunidade de aprendizado e expressão artística. “Os alunos estão aprendendo um pouco dessas técnicas com a Juliana, que tem uma formação fantástica. Teatro é jogo, é brincadeira, é uso do corpo, e eles estão tendo a oportunidade de vivenciar isso hoje.”
Além disso, complementa falando sobre o intuito do projeto. “O Jovens em Atuação tem como objetivo trazer à tona os dons e talentos dos alunos, não só no teatro, mas também na música e na dança, por meio de grupos que têm aulas no contraturno escolar. Este ano, já temos dez grupos se preparando para apresentações que vão integrar a 16ª edição do Festival Estudantil de Teatro, realizado pela Secretaria da Educação em parceria com a Fundação Cultural. Eles estão estudando grandes nomes da dramaturgia, como Jorge Amado e Molière, entendendo a complexidade do texto dramático e aprendendo a transmitir no palco a intenção do autor.”
Com 34 anos de experiência, Juliana Calligaris atua como atriz, diretora, professora, produtora cultural, locutora e dubladora. É fundadora da Cia Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas e possui formação em Artes Cênicas, Filosofia e Artes Visuais, além de mestrado em Linguística e doutorado em Artes Cênicas.
“O convite dessa formação foi para ajudar a preparar o elenco para dois espetáculos: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, e uma versão de O Doente Imaginário, de Molière. Estou extremamente orgulhosa. Os alunos chegaram com garra, potência e coração aberto. Faz tempo que não encontro um grupo tão interessado, principalmente entre adolescentes, que muitas vezes chegam desmotivados. Aqui foi diferente: saio nutrida e positivamente surpresa”, afirmou.
A estudante Heloísa Figueiredo, 13 anos, que integra a turma de O Doente Imaginário e já participou em outros anos do Jovens em Atuação, destacou a importância do projeto em sua vida. “É muito legal, eu gostei bastante. É uma comédia e, apesar de ser um texto difícil, foi muito bom de aprender. Participo do Jovem em Atuação desde 2022 e nunca deixei de participar. Muitas crianças começam a se expressar mais e a perder a vergonha. É um projeto muito legal, todo mundo que entra continua, e é uma oportunidade que nem todas as crianças têm.”
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra crianças e adolescentes participando de atividades teatrais e formativas. Nas duas primeiras imagens, o grupo está no palco de um teatro, interagindo com instrutoras, ora em pé, ora sentados, ouvindo orientações e encenando. Na terceira foto, jovens estão reunidos em um hall interno, alguns sentados no chão e outros em pé, realizando leitura de textos e ensaios. Na última imagem, os participantes conversam e trocam ideias em pequenas mesas, em um espaço iluminado por janelas amplas, com obras de arte e um piano ao fundo. Fim da descrição.