A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta para a conscientização dos moradores sobre o comparecimento nas consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

A ausência em consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), o chamado absenteísmo, é um problema recorrente na rede pública de saúde em todo o país, que afeta diretamente a qualidade e eficiência do serviço.

Quando o paciente falta em uma consulta agendada sem aviso prévio, o horário é perdido, ou seja, impede que outro paciente receba o atendimento médico, além de gerar desperdício de recursos e a organização da agenda de horários nas UBS.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, a taxa de faltas em consultas e exames agendados chegou a 20% em algumas localidades. Em São Sebastião, os dados consolidados de janeiro a junho deste ano, mostram que a cidade acompanha a tendência nacional relacionada ao excesso de faltas em consultas médicas na rede pública.

“Quando o paciente avisa com antecedência, a equipe da unidade pode reagendar outra pessoa para o mesmo horário, evitando que o tempo do profissional de saúde seja desperdiçado. Pacientes que aguardam por uma vaga podem ser encaixados mais rapidamente, otimizando a oferta de serviços. Altas taxas de absenteísmo impactam negativamente nos indicadores de produção e qualidade da Atenção Básica”, disse o diretor de Atenção Básica de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, responsável pelo gerenciamento das USFs.

O absenteísmo registrado nas consultas médicas dentro das USFs, em média, de janeiro a junho foi de 20, 19% ou 6.514 ausências. A secretária de Saúde, Laysa Pires, disse que assim como o Brasil o município de São Sebastião possui grandes dimensões e que é de extrema importância que a população mantenha um bom relacionamento com a unidade de saúde do seu bairro para conseguir reduzir os índices e manter a qualidade do serviço. “Nossas equipes estão sempre de prontidão para realizar os atendimentos necessários”, disse a secretária.

De janeiro a abril, por exemplo, os dados consolidados mostram que no Centro de Saúde II, que fica no Centro da cidade, 28,7%. De maio até agora, foi registrada uma leve redução para 26,2%.

#PraTodosVerem: as imagens retratam um ambiente de atendimento à saúde, possivelmente uma clínica ou posto de saúde. Em uma das fotos, vemos pessoas em um balcão de atendimento com divisória de vidro. Uma funcionária de jaleco branco atende duas mulheres, uma delas procurando algo em sua bolsa. Na outra foto, mais pessoas estão aguardando ou sendo atendidas; há um homem idoso e duas mulheres em fila, enquanto outras duas funcionárias trabalham em um balcão. Uma placa da "Ouvidoria da Saúde" é visível. O ambiente é claro e parece organizado. Fim da descrição.

Foto: Anna Paula | PMSS