O Teatro Municipal de São Sebastião foi palco de uma noite inesquecível para a cultura no domingo (27/7), com a estreia do documentário ‘Clemente’, dirigido por Nelma Salomão. O evento, que lotou a casa de espetáculos, envolveu o público e contou a trajetória do maestro e compositor Almir Clemente, ex-regente da Banda Municipal da cidade por 26 anos.
De acordo com Nelma Salomão, diretora do curta, o documentário, que tem 40 minutos de duração, foi aplaudido de pé pela plateia, que se encantou com o conteúdo e o talento do protagonista para contar histórias interessantes. “O filme explora a relação única entre o músico e a cidade de São Sebastião, capturando cenários emblemáticos, como a Casa da Música, o calçadão de São Francisco e até a prainha do centro, com a natureza exuberante da cidade ao fundo”, explica.
Após a exibição, a noite seguiu com um show vibrante do Bittencourt Duo, que se apresentou ao lado de Almir Clemente, animando o público com um repertório de jazz. A energia do evento cresceu ainda mais quando músicos da Banda Municipal de São Sebastião foram convidados a subir ao palco, acompanhados por cantores locais, que deram um toque especial ao encerramento, com todos se unindo na música.
A noite garantiu ainda um caráter solidário. Toda a arrecadação de alimentos, proveniente dos ingressos, foi destinada ao Fundo Social de São Sebastião, como forma de apoiar as causas locais. A organização agradeceu ao apoio da Prefeitura de São Sebastião, da Secretaria de Turismo (Setur), da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e do CMPC-SS (Conselho Municipal de Cultura), além de destacar a dedicação da equipe que trabalhou no projeto, bem como o empenho das equipes do Teatro Municipal, da direção cultural e dos parceiros envolvidos.
O documentário Clemente segue agora sua trajetória e ao longo do mês ocorrerão mais exibições gratuitas na cidade. A agenda poderá ser acompanhada no Instagram @doc.clemente.
Sobre o filme
‘Clemente’ é um documentário biográfico que mostra a trajetória de Almir Clemente, músico carioca, negro, compositor e foi regente da Banda Municipal de São Sebastião. O filme revela a profunda conexão entre Clemente e a cidade, cuja natureza e cultura influenciam sua arte e sua paixão pela música. A obra conta com a participação ativa de Clemente, que também assina a trilha sonora original.
A direção do filme é assinada por Nelma Salomão, enquanto a produção executiva e fotografia de cena ficaram a cargo de Nícia Guerriero. A direção de fotografia e câmera é de Pedro Ribaneto, com captação e finalização de áudio de Erickson Freitas. A acessibilidade foi estruturada por Lidiane Quinsan, e a comunicação por Jessyca Biazini. O filme contou com recursos do Edital de Fomento Cultural de São Sebastião 2024, por meio do FMC-SS (Fundo Municipal de Cultura) da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundass e do CMPC-SS.
#PraTodosVerem: imagens de grande público sentado na plateia do Teatro Municipal, assistindo uma apresentação, com artistas no palco. Fim da descrição.