
A Prefeitura de São Sebastião manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Geraldo Lemos da Silva, autor do Hino Municipal de São Sebastião, e decreta luto oficial de três dias, conforme o Decreto Municipal nº 9.802/2025, assinado pelo prefeito Reinaldo Alves Moreira Filho. O luto será contado a partir da data de publicação do decreto.
Nascido em 27 de novembro de 1947, no Sítio Ponte de Pedra, distrito de Itajutiba (MG), ele veio para São Sebastião em 2003, estabelecendo-se no bairro de Boiçucanga. Foi ali que tomou conhecimento, em 2007, do concurso promovido para a criação do hino oficial da cidade.
Poeta desde os 14 anos, autor de trovas, poesias rimadas e composições musicais, mergulhou nos livros de história local e, inspirado por suas experiências e vivências na cidade, criou letra e melodia do hino vencedor.
“Por Deus somos privilegiados, sempre visitados por quem sempre quer voltar” é uma das estrofes que, segundo o autor, nasceu durante suas viagens de ônibus, observando o encantamento dos turistas com as paisagens e a cultura local.
A obra foi reconhecida oficialmente pela Lei Municipal nº 1.871/2007, que confere ao Hino de São Sebastião o título de Patrimônio Imaterial.
A Prefeitura presta solidariedade aos familiares e amigos de José Geraldo Lemos da Silva e expressa sua gratidão por seu legado poético, musical e histórico, que continuará ecoando nas vozes de todos que cantam com amor o hino da cidade.
#PraTodosVerem: foto do José Geraldo Lemos da Silva, homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, usando óculos, camisa branca e jaqueta azul-marinho, está sentado em uma cadeira de madeira em uma varanda rústica. Ao fundo, há uma parede branca com janela de madeira, uma porta entalhada e vegetação verde com árvores e arbustos. O clima aparenta ser fresco e nublado. Fim da descrição.