As equipes de Voleibol Adaptado Masculina +58 e Feminina +68 de São Sebastião realizaram campanhas excepcionais na 5ª Final Nacional da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, realizada na cidade de Palmas, Tocantins. O evento ocorreu de 9 a 13 de julho, e a chegada e recepção oficial dos atletas ocorreu na última terça-feira (22/7). A competição contou com a participação de equipes do Uruguai, Argentina e Peru, além de times que representaram dezenas de cidades brasileiras.

O time da categoria Masculina +58 conseguiu subir no 3º lugar do pódio, após uma participação cheia de entrega dos atletas. A equipe masculina sebastianense, na primeira fase do campeonato, estreou com vitória diante de Campo Grande (MS) por 2 sets a 1. No segundo jogo, os atletas de São Sebastião foram superados pelos de Praia Grande por 2 sets a 0. No terceiro confronto, a derrota também ocorreu por 2 sets a 0 para Bebedouro.

Mesmo com duas derrotas na primeira fase, a classificação para as quartas de finais veio e o time conseguiu vencer por 2 sets a 0 a forte equipe da ‘casa’ (Palmas – Tocantins). Nas semifinais, São Sebastião reencontrou Bebedouro e acabou perdendo pelo mesmo placar da primeira fase. Na disputa do terceiro lugar, os senhores do vôlei sebastianense se superaram para vencer Jabuticabal por 2 sets a 1 e subir no pódio.

As jogadoras de São Sebastião acabaram perdendo na estreia por 2 sets a 0 para Vitória (ES) e a segunda partida a derrota foi para Praia Grande pelo mesmo placar. Mesmo com duas derrotas, as meninas sebastianenses avançaram para as ‘quartas’, mas acabaram desclassificas para a equipe de Guarujá por 2 a 0.

A equipe masculina e feminina de Vôlei Adaptado de São Sebastião garantiu a classificação para a Superliga das Américas após terminar entre as melhores equipes da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, realizado em Palmas (TO). A competição, que ocorreu de 22 a 26 de janeiro, foi organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA).  

Segundo o professor de Educação Física e técnico da equipe sebastianense, Alexandre Chagas, as equipes enfrentaram os melhores das Américas e o desempenho das equipes foi positivo.

“Estamos muito felizes com os resultados das equipes por conta dos esforços de nossos atletas que entregam tudo dentro de quadra. Para qualquer atleta, estar disputando uma competição internacional já é uma vitória. Porém na competição sempre visamos a melhor classificação possível e voltar com um troféu de 3º lugar é uma alegria indescritível. A melhor idade nos inspira a seguir trabalhando e em busca de novos objetivos sempre. Esses atletas já fizeram muita história e seguem fazendo”, completou o técnico.

A 5ª Final Nacional da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado é realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA) e Palmas Convention Bureau, o com apoio da Prefeitura de Palmas, do Governo do Tocantins, Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio) e Conselho Empresarial do Turismo (Cetur).

Time São Sebastião

A equipe tem apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). Os treinamentos do vôlei adaptado ocorrem às segundas-feiras, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do São Francisco e às terças e quintas-feiras, no CAE do Pontal da Cruz, sempre às 17h (feminino) e 19h (masculino). Para participar, os interessados devem ir ao local e se inscrever diretamente com o professor.

 

#PraTodosVerem: quatro imagens mostram a participação das equipes de vôlei adaptado de São Sebastião em competições da melhor idade. Em uma quadra coberta, o time feminino posa com uniforme azul claro e detalhes verdes, ao lado de dois técnicos sorridentes; em outro registro, a equipe masculina exibe uniformes azuis escuros e segura a bandeira do município com orgulho. Uma terceira foto destaca jogadoras em ação durante partida oficial, com torcida ao fundo, e na última imagem, um grupo de atletas posa com bolas de vôlei e medalhas no pescoço, em frente à bandeira de São Sebastião, vestindo agasalhos esportivos e expressando alegria e espírito de equipe. Fim da descrição.