Estão abertas as inscrições para o curso ‘Entalhe Caiçara: Arte, História e Tradição’, que será ministrado gratuitamente pelo mestre caiçara Nicinho, no Ponto de Cultura Chão Caiçara, localizado no bairro Barequeçaba,

Realizado pelo CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), o Ateliê Nicinho Artesanato e o Espaço Chão Caiçara, o curso é introdutório sobre técnicas de manuseio, entalhe e escultura em madeira, com uso de ferramentas manuais e elétricas. Os participantes aprenderão sobre os diferentes tipos de madeira, criação de formas simples, noções de segurança e acabamento.

A atividade proporciona uma imersão na cultura caiçara, valorizando saberes tradicionais e a relação com o litoral norte, bem como a história da prática no local, unindo técnica e identidade cultural.

As inscrições serão realizadas de forma on-line, até o dia 31 de julho, por meio do link www.cultsppro.org.br/br/cursos/mapa-de-cursos/entalhe-cai%C3%A7ara-arte-hist%C3%B3ria-e-tradi%C3%A7%C3%A3o.

O curso ocorrerá presencialmente entre os dias 13 e 28 de agosto, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, na Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), 778, em Barequeçaba, no Ponto de Cultura Chão Caiçara.

 

Serviço:

Curso ‘Entalhe Caiçara: Arte, História e Tradição’, ministrado por Nicinho

Data: 13 a 28 de agosto (terça a sexta-feira, das 14h às 18h)

Local: Ponto de Cultura Chão Caiçara

Endereço: Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), 778 - Barequeçaba

Vagas: 15

Duração: 40h

Inscrições: até 31 de julho, por meio do link www.cultsppro.org.br/br/cursos/mapa-de-cursos/entalhe-cai%C3%A7ara-arte-hist%C3%B3ria-e-tradi%C3%A7%C3%A3o.


#PraTodosVerem: as imagens mostram momentos do curso “Entalhe Caiçara: Arte, História e Tradição”, com pessoas de diferentes idades reunidas em um espaço rústico e acolhedor, decorado com peças artesanais coloridas, como peixes, pássaros e frutas talhadas em madeira. Os participantes aparecem concentrados esculpindo ou pintando peças pequenas com pincéis, enquanto o artesão Nicinho, com uma camiseta branca estampada com um tucano e os dizeres “Artesanato Caiçara”, acompanha o grupo com sorriso no rosto. As cenas destacam o ambiente criativo e colaborativo do curso, que valoriza o saber tradicional caiçara por meio do trabalho manual e da inclusão cultural. Fim da descrição.