O total de mulheres na terceira idade é cerca de 64% maior do que o de homens em São Sebastião. São 11.036 idosas, contra 6.709 idosos, de um total de 17.745 pessoas na terceira idade registradas no município. Os dados foram divulgados pela diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Lidiane Sacardo, durante entrevista ao POD da PrefSS, exibido nesta quarta-feira (23/7).
O programa abordou as ações desenvolvidas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e também contou com a presença da secretária da pasta, Juliana Coelho, além da intérprete de Libras, Juliana Batista.
Segundo Lidiane, que também é geriatra e gerontóloga, as mulheres vivem, em média, 10 anos a mais que os homens, o que reforça a importância de políticas públicas voltadas a esse público.
A Sepedi atua de forma integrada com outras secretarias da administração municipal, promovendo ações personalizadas para os públicos atendidos. Atualmente, oferece aulas descentralizadas em diversas regiões, do Canto do Mar (Costa Norte) até Boraceia (Costa Sul), por meio de núcleos próprios ou em parceria com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana e os Centros de Apoio Educacionais (CAEs). As atividades incluem esporte, cultura, lazer e atendimentos com terapeutas ocupacionais e psicólogos.
A secretária Juliana Coelho destacou o crescimento da procura pelas ações da Sepedi e o esforço constante para ampliar as atividades voltadas às pessoas com deficiência. “São iniciativas que buscam melhorar a saúde, elevar a autoestima não só dos idosos e pessoas com deficiência, mas também da rede de apoio desses grupos”, afirmou.
Ela também anunciou novos serviços, como a Biblioteca Inclusiva, o uso de elevador em piscinas, e sessões de cinema em Libras. Outros projetos já implantados foram destacados como referência, entre eles: Acessibilidade no site institucional; Turismo de Aventura Especial; Pé na Estrada; TODAS in-Rede; Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI); e Inclusão Digital.
A secretaria também promove capacitações para médicos, educadores e servidores, visando aprimorar o atendimento à população idosa e com deficiência. Além disso, realiza campanhas educativas sobre prevenção de quedas, combate à violência, primeiros socorros, sexualidade e dores crônicas.
“São ações que a administração pública desenvolve para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência e aos idosos”, completou Juliana Coelho.
O POD da PrefSS é apresentado pelos jornalistas Mara Cirino e Rafael César, todas as quartas-feiras. A partir do dia 30 de julho, o programa passa a ser exibido em novo horário, às 19h, no canal da Prefeitura de São Sebastião no YouTube: www.youtube.com/@prefsaoseba.
#PraTodosVerem: Imagens coloridas mostram a gravação de um episódio do podcast “Pod da PrefSS”, em estúdio com isolamento acústico nas paredes e iluminação azul. Na primeira imagem, cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando e sorrindo diante de microfones e câmeras. No centro, uma tela exibe o logotipo do programa. Na segunda imagem, Juliana Batista, Juliana Coelho e Lidiane Sacardo, sentadas lado a lado estão em destaque: a primeira, ruiva, veste blusa preta e faz gestos com as mãos; a segunda, de cabelos longos e escuros, veste blusa marrom e sorri para a câmera; e a terceira, loira, usa blazer preto com camisa de bolinhas. Na terceira imagem, as três aparecem em pé, segurando canecas personalizadas do podcast e sorrindo. Na última, os apresentadores Mara Cirino e Rafael César estão em pé ao lado das convidadas. Fim da descrição