A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou na quarta-feira (27/08), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento é realizado no Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPH) do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). A programação foi aberta pela psicóloga convidada Gabriela Malafaia, que ministrou a palestra ‘Assédios: Silêncios Vividos no Dia a Dia’.

O superintendente do HCSS, Alfredo Simões, disse que o tema abre um espaço de reflexão e diálogo importantes. “Sobre esse tema tão delicado e muitas vezes ainda silenciado nas relações de trabalho e sociais”.

A palestra de abertura integra o cronograma da SIPAT 2025. O superintendente do HCSS disse que a psicóloga Gabriela trouxe uma abordagem sensível e delicada sobre este assunto, ainda considerado um tabu. “A dra. Gabriela enriqueceu o debate com sua experiência profissional”, ele afirmou.

A iniciativa reuniu colaboradores de diferentes setores, profissionais de saúde e gestores, segundo o superintendente, reforçando o compromisso do HCSS em oferecer momentos de aprendizagem e conscientização.

Durante sua palestra, a psicóloga Gabriela Malafaia destacou os aspectos fundamentais como as diferentes formas de assédio (moral, sexual, institucional), as consequências físicas, emocionais e profissionais vividas pelas vítimas, além do impacto na vida das vítimas e o medo de denunciar. “Precisamos amparar caminhos de acolhimento, prevenção e denúncia sejam elas dentro ou fora do ambiente de trabalho”, destacou Alfredo Simões.

Para a psicóloga Gabriela Malafaia, a SIPAT leva a mensagem sobre a importância de romper barreiras culturais, estimular a escuta ativa promovendo ambientes saudáveis, em que o diálogo e o respeito sejam pilares fundamentais. “Fiquei muito satisfeita em poder contribuir um pouquinho para isso acontecer”, disse a psicóloga.

A SIPAT reforça o papel do NEPH em promover ações educativas que contribuem para uma cultura institucional mais humanizada e ética. “Contribuindo para a saúde e bem-estar dos nossos profissionais, que são prioridade”, disse o superintendente do HCSS.  

A secretária de saúde, Laysa Pires, disse que iniciativas como a SIPAT reforçam o comprometimento da pasta em construir espaços livres de assedio e discriminação. “Nosso compromisso é com a humanização, a segurança e a valorização de todos em nossa cidade”, destacou Laysa. 

 

#PraTodosverem: SIPAT 2025 segue até esta sexta-feira no Hospital de Clinicas de São Sebastião. Fim da descrição.