Como parte da programação da 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Educação (Seduc), Esporte (Seesp), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Segurança Urbana (Segur), Serviços Públicos (Sesep) e Administração (Secad), além da Fundação de Arte e Cultura (Fundass), promoveu na quarta-feira (28/8) uma palestra voltada aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com o tema ‘Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador’.
As atividades ocorreram de forma simultânea em três locais: na Regional da Sesep, em Boiçucanga, no Varadouro e região Central, reunindo servidores da Costa Sul, Costa Norte e Centro. O objetivo foi informar e conscientizar sobre autocuidado, prevenção de doenças, saúde mental e a importância da prática regular de atividade física.
A equipe da Sepedi conduziu dinâmicas participativas, com destaque para discussões sobre saúde mental, que tiveram grande adesão dos trabalhadores.
Para a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, a Semana de Prevenção é um marco de união entre secretarias e sociedade, voltado à conscientização sobre as causas que podem levar a deficiências físicas, sensoriais, psicossociais, intelectuais e múltiplas. Além disso, busca estimular práticas de prevenção, inclusão social e respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo Juliana, esse é um momento essencial para refletir sobre como medidas simples podem evitar o surgimento ou agravamento de condições que limitam a capacidade funcional, lembrando que até 70% das deficiências poderiam ser prevenidas.
“Ao sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da inclusão, buscamos destacar e orientar sobre as diferentes formas de evitar riscos, além de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e com melhores condições de vida para todos. A mobilização social e o engajamento do poder público são fundamentais para o diagnóstico precoce e para medidas efetivas de prevenção”, destacou.
Durante toda a semana, a Sepedi promoveu ainda ações educativas pelo município, abordando temas como prevenção de acidentes domésticos, quedas, mergulho, segurança no trânsito (ciclistas, pedestres e motoristas), saúde peri, pré e pós-natal, além da prevenção às doenças crônicas.
#PraTodosVerem: A primeira imagem tem um grupo de homens em sala fechada, sentados, observando atentamente uma mulher em pé que apresenta informações, enquanto na segunda há grupo de homens reunido do lado de fora da sala, acompanhando a palestra. Já na terceira imagem os participantes tem evidenciadas expressões faciais e reações durante as orientações. N última imagem têm pessoas sentadas em uma sala ampla e aberta, enquanto um facilitador conduz a palestra à frente. Fim da descrição
Foto: Divulgação