A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), que é vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau), alerta para uma prática que pode ser inofensiva, rotineira, mas que também pode causar inconvenientes. Trata-se do agendamento de consultas previamente e o não comparecer no dia e horário marcados.
Um comportamento que pode até ser comum, porém, faz com quem outros pacientes não sejam atendidos. É o que vem acontecendo no PATA, principalmente nos mutirões realizados pela unidade móvel do serviço que percorre os bairros da cidade.
Para se ter uma ideia, no mutirão do último sábado (28/6), em Juquehy, na Costa Sul do município, foram realizados 63 agendamentos e apenas 36 tutores levaram seus pets até o PATA Móvel, o que representa um pouco mais da metade do total 54,5%. Desses animais, 32 foram castrados.
“Pedimos a gentileza dos tutores que por alguma razão não puderem comparecer, que nos avisem para que possamos remanejar os horários e incluir outros animais. É importante lembrar os tutores de comparecer para não tirar a vaga de outro animalzinho”, destaca a médica veterinária, Myriam Id, responsável pelo serviço.
A veterinária lembra que a média de comparecimento em torno de todos os mutirões realizados até agora gira em torno de 50%. “Isso impacta diretamente no planejamento da operação. A equipe acorda cedo, se desloca até o bairro e os pacientes não comparecem”, disse a médica veterinária. “Sem contar que perdemos insumos que poderiam salvar a vida de outros animais”.
A unidade do PATA Móvel é um centro cirúrgico veterinário completo e bem equipado. O corpo médico é composto por veterinários especialistas em cirurgia e anestesia, além de auxiliares veterinários capacitados para prestar atendimento aos pacientes.
O agendamento para as castrações deve ser feito previamente pelo WhatsApp (12) 97813-9401, apenas por mensagem. As consultas ocorrem por ordem de chegada sem a necessidade de agendamento das 11h às 14h.
O PATA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Diariamente, são distribuídas 30 senhas para atendimento a partir das 7h30. Os tutores precisam apresentar um documento com foto e comprovante de residência para garantir o atendimento do seu pet.
Serviço
Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) físico
Endereço: Rua Vereador Mário Olegário Leite, 97, Centro
Contato: 12 991-875866
Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) Móvel
Contato: (12) 97813.9401
#PraTodosVerem: PATA alerta para a responsabilidade dos tutores com o agendamento das consultas de seus pets. Fim da descrição.
Foto: Divulgação | PMSS