A professora e coordenadora do projeto “Jovens em Atuação”, Kaylla Prado, palestrou, na última quinta-feira (31), na Universidade de São Paulo (USP), para os alunos do curso de pós-graduação em Recursos Teatrais do Ensino-Aprendizagem de Literatura Portuguesa.

A Coordenadora falou do projeto “Jovens em Atuação” e “Jovens em Ação”, sobre o protagonismo juvenil e o teatro enquanto elemento de transformação social, ressaltando o funcionamento dos projetos desenvolvidos no município.

Participaram também do encontro os alunos das escolas municipais vinculados ao projeto “Jovens em Atuação” e “Jovens em Ação”, Amanda Queirós da E.M. Maria Francisca, Felipe Gabriel, da E.M. Edileusa Brasil e Lívia Vieira, da E.M. Sebastiana Costa Bittencourt.

A estudante Lívia Vieira, vencedora do prêmio de atriz destaque do 12° Festival Estudantil de Teatro, realizou uma performance teatral, apresentando para o grupo sua personagem da peça ‘Aqui é o meu lugar’. Já Felipe Gabriel fez a cobertura fotográfica da palestra, e a aluna Amanda testemunhou sobre o funcionamento do grêmio estudantil na escola.

Para a coordenadora, Kaylla Prado, é muito importante possibilitar aos alunos essas vivências. “Eles tiveram a possibilidade de representar nosso município mostrando um pouco de cada um dos projetos”, comentou.

A professora doutora Alleid Ribeiro Machado, responsável pelo convite para palestrar na USP, ressaltou que ações como essas devem se proliferar como exemplo para outros municípios. “Adorei ver como vocês veem a educação como meio de transformação de vida, dando protagonismo de vez e voz para os alunos, e como isso tem mudado a vida deles, esse impacto. isso tem um valor muito grande e tem que ser valorizado”, opinou.

O professor e coordenador do projeto “Jovens em Ação”, Rafael Romero, também foi convidado para palestrar, mas não pode estar presente, desta vez, por questões particulares de saúde.

 

*Com supervisão de Cesar Rodrigues