A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu uma experiência única para os estudantes da EM Profª Cinthya Cliquet Luciano, localizada na Enseada. Os alunos participaram da primeira edição do projeto Aproximando Mundos e Pensamentos, desenvolvido dentro do Programa de Enriquecimento Curricular, na Escola Viva Arandu Porã – Terra Indígena Rio Silveira.

A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes da rede municipal dos jovens, crianças e mestres do saber guarani, que mantêm viva a tradição e o conhecimento ancestral dentro da comunidade Rio Silveira, em meio à Nhe’ery, a Mata Atlântica.

A vivência foi conduzida por Carlos Papa, coordenador da Escola Viva Guarani, e Cristine Takua, coordenadora geral das Escolas Vivas junto ao Instituto Selvagem. Durante o encontro, os estudantes participaram de reflexões, caminhadas pela mata, brincadeiras e interações com cânticos guarani, atividades que buscam estimular a concentração, a alegria e o que os povos originários chamam de Teko Porã, conceito filosófico, político, social e espiritual que expressa o viver em harmonia e respeito com a natureza.

Ao longo do percurso, os alunos foram convidados a observar e interpretar sinais da natureza, como o canto dos pássaros, o movimento das nuvens, a direção do vento e até o trabalho das formigas, compreendendo que cada elemento carrega mensagens e aprendizados transmitidos pela floresta.

A programação incluiu acolhimento no Ponto de Cultura Mbya Arandu Porã, caminhada de cerca de 20 minutos até o sítio, que é a sala de aula na floresta, fala dos coordenadores e dinâmica com jovens guarani, encerrando com um momento musical conduzido por Owera Kunumi, Juninho Karai, Leo Karai Rokadju, Alex Karai e Jaxuka.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra estudantes durante visita a Escola Viva Arandu Porã na Terra Indígena Rio Silveira. Na primeira imagem, alunos estão reunidos em círculo e sentados no chão de terra com árvores ao fundo escutando atentamente Cristine Takua falando. Em seguida, foto mostra os alunos de costas andando em uma trilha. A terceira mostra os estudantes novamente sentados no chão e com um jovem falando ao centro. Por fim, os alunos estão dentro de uma casa feita de barro com Carlos Papa no meio conversando com eles. Fim da descrição.