Com o objetivo de promover reflexões, ações e oficinas que possam melhorar os avanços dos educandos na aprendizagem significativa, professores das segundas etapas da Costa Sul participaram de uma formação do “Projeto Brincar e Letrar”, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC), na noite de ontem, no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy.

Na ocasião foram abordadas, com foco na Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus Campos de Experiências, e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, como o conviver, brincar, participar, explorar, expressar, e conhecer-se.

Além disso, temas como sequências didáticas, roda de conversa, roda da leitura, rotação por estações de aprendizagens e sala de aula invertida foram trabalhados, incluindo exemplos práticos com ideias lúdicas.

Para a professora Elizete Maria Martins Mariano, da EMEI Cavalinho de Pau, de Cambury, “as práticas apresentadas no curso foram muito produtivas, interessantes e criativas para serem trabalhadas em sala de aula, favorecendo a aprendizagem sem esquecer-se da diversão e brincadeiras”.

As professoras da EMEI Carrossel, de Boracéia, também aprovaram a formação. “O encontro foi muito satisfatório, ficou claro como a brincadeira deve acontecer no espaço escolar, de forma intencional.”, afirmou Gizete Santos. “Foi enriquecedor e com certeza vai colaborar para a minha prática em sala de aula. Gostei pelo fato dos materiais apresentados serem de fácil confecção e acessíveis.”, disse Ana Lúcia Zafani Fonseca.

Brincar e Letrar

O “Projeto Brincar e Letrar” visa oportunizar a leitura e a escrita por meio de jogos, brincadeiras e vivências dentro de um contexto onde tenha sentido e faça parte da vida do aluno, contemplando os Campos de Experiências e os Direitos de Aprendizagem da BNCC, articulado com o Livro “Pé de Brincadeira” do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) escolhido democraticamente pelos professores da Educação Infantil da rede Municipal de São Sebastião.