Há mais de um ano as crianças do Projeto Garoçá mantém uma horta com técnicas de compostagem, nas dependências da sede do projeto para cultivo de hortaliças, em parceria com o Instituto Supereco.

De acordo com a  professora de apoio pedagógico, Fabiana Medeiros, com a técnica de compostagem, o adubo é produzido com lixo orgânico, o que promove a conscientização ambiental, cidadania e também alimentação saudável para crianças e funcionários, além de familiares.

Para a aluna Ana Beatriz Oliveira, 9 anos, é delicioso colocar a mão terram, poder plantar e colher verduras. “Adoro cuidar da horta e ainda mais sentir o cheirinho gostoso do manjericão”, contou.

São cultivadas alface, couve, repolho, rúcula; temperos, cebolinha, salsa, coentro e manjericão; ervas, hortelã e alecrim; e frutos, morango, tomate, araxá, graviola, acerola e pitanga. Os canteiros estão em um espaço que foi totalmente revitalizado e integram as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicadas nas salas de aula.

As hortaliças são destinadas às famílias atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do projeto. Um dos objetivos é estimular o brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais, a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo, como ferramentas de transformação na educação social.

O Projeto Garoçá atende 140 crianças, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, com atividades de apoio pedagógico voltadas ao meio ambiente, esportes integrados, pilates, karatê, arte corporal, capoeira e é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social.