Uma manhã de muita diversão, interação e troca de experiências aconteceu entre os alunos das Escolas Municipais Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada, costa norte e Walfrido Maciel Monteiro, do bairro Morro do Abrigo, região central. A ação faz parte de uma proposta de intercâmbio cultural entre as unidades escolares da cidade.
Promovido pelas professoras de língua portuguesa Giovana Flávia de Oliveira, da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, e Michele Sandim Machado Alexandre, da EM Walfrido Maciel Monteiro, a atividade faz parte de um projeto que visa proporcionar aos alunos o contato com outras comunidades, além de mostrar que o conteúdo aplicado em todas as escolas da rede municipal pode ser desenvolvido de diferentes maneiras.
“O maior objetivo é desenvolver integração de cultura e integração escolar entre alunos de duas comunidades diferentes. E pra eles observarem que apesar de estarem em escolas diferentes os conteúdos estão sendo os mesmos, com os mesmos objetivos, porém de maneiras, e com estratégias diferenciadas, com professores diferentes.”, diz Michele.
Giovana fala sobre a temática abordada. “Nós trabalhamos as receitas culinárias, os textos injuntivos e prescritivos, trabalhamos com regras de jogos e agora é o momento de interagir. Então eles estão trocando as receitas e tendo a oportunidade de jogar, interagir, conhecer pessoas diferentes.”, conta a professora da Enseada.
Baseados neste gênero textual, os alunos da EM Walfrido seguiram a linha de comidas saudáveis. “Com as receitas eles viram que eles são os coparticipantes do conteúdo, porque eles que tiveram que criar uma receita nutritiva, confeccionar e trazer para os alunos experimentarem. E eles trouxeram pra escola Cynthia as receitas campeãs da votação na nossa escola.”, relatou Michele.
Já os alunos da Costa Norte trouxeram outros tipos de receitas para serem desenvolvidas. “No Cynthia nós trabalhamos com as receitas de família. Aquela receita que toda vez que tem uma reunião familiar é o prato que faz mais sucesso. Então eles escreveram qual era a receita e uma minibiografia sobre a pessoa que faz aquele prato na família, valorizando os avós, mães, tias, ou eles mesmos, sendo autores daquele alimento.”, explicou Giovana.
Os estudantes do Walfrido puderam conhecer ainda a sala de leitura e a galeria de arte Cândido Portinari da escola Cynthia, onde está em cartaz atualmente a exposição Relações, de Rafael Marotti.
Para a aluna Raquel da Silva Coimbra,13, da EM Cynthia Cliquet Luciano, a manhã foi muito legal e divertida. “Conversei bastante com o pessoal, interagi e comi bastante.”, confessou sorridente a menina. Joaby da Silva Coimbra, 13, estudante da Enseada, conta sobre o que gostou de fazer. “Brincar com várias turmas, sentar, conversar, brincar de vários jogos, foi bastante divertido.”, diz Joaby.
O aluno do Morro do Abrigo, Davi Cristian Vieira de Oliveira, 13, fala sobre sua parte favorita. “Foi interessante interagir com outras pessoas e conversar.”, diz Davi. Larissa Maria de Oliveira, 13, também da escola da região central, conta um pouco de como foi a interação. “A gente conversou sobre tudo, como, por exemplo, se aqui era legal e o que tem nessa escola.”, disse Larissa.
O projeto terá continuidade em outubro, onde os alunos se encontrarão novamente, porém na EM Walfrido Maciel Monteiro. No dia os alunos apresentarão os jogos desenvolvidos por eles mesmo baseados em livros que lerão nas férias.