A Prefeitura de São Sebastião realizou, na noite da última quinta-feira (17), a formatura de 133 participantes dos projetos sociais ‘Ação Jovem’, ‘Jovem Escolhe’ e ‘Asas’, dos cursos promovidos pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES) e da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI).

Os cursos ofertados para o projeto ‘Asas’ foram Massas e Molhos; Cozinha Vegetariana; Costura Básica; Inglês Comercial; Maquete Física; Desenho de Observação; Mangá e Cartonagem. Receberam os certificados 14 alunos da SEPEDI e 30 da SEDUC. As aulas foram promovidas pelo CIP, aos alunos das séries finais das escolas municipais do ensino Fundamental II, acompanhados por professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) e, para pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, indicados pela SEPEDI.

Para o ‘Jovem Escolhe’ foram ministradas as aulas de Informática Básica e Recepção para Comércio, sendo 64 formandos no total, da Costa Norte e do Centro. Os alunos do Fundamental II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com aulas no contraturno. Já no ‘Ação Jovem’, 15 estudantes concluíram o curso de Maquete Física.

Bruno Ricardo Nunes, 13 anos, morador de Barequeçaba, foi um dos primeiros a receber o certificado do curso de Massas e Molhos. “Estou contente. Já fiz um curso profissionalizante e posso encarar o mercado de trabalho”, afirmou. “Eu só tenho a agradecer a oportunidade que a Prefeitura de São Sebastião garante aos nossos jovens”, disse Marisa Nunes, mãe de Bruno.

Jaqueline Aparecida de Oliveira Pedrosa, moradora do bairro Topolândia, mãe da formanda Júlia Clara Pedrosa, 14 anos, emocionou-se. “Mais uma etapa cumprida. Essa iniciativa da Prefeitura é excepcional”. “Aprendi muito. Quero colocar tudo em prática para crescer profissionalmente”, avaliou Júlia Clara.

Projetos Sociais

O projeto ‘Asas está em sua terceira edição e tem como objetivo o incentivo social e a iniciação da habilidade profissional aos jovens estudantes dos anos finais, além de alunos adultos, idosos, e com deficiência, indicados e assistidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI).

O projeto ‘Jovem Escolhe’ ocorre no contraturno das escolas municipais do Ensino Fundamental II. O intuito é o incentivo e o desenvolvimento das habilidades profissionais para a inserção ao mercado de trabalho na conquista do primeiro emprego. 

O ‘Ação Jovem’, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Topolândia, é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo, voltado aos jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece uma bolsa-auxílio ao jovem assistido, como incentivo à conclusão da escolaridade, ensino fundamental, ou médio.

Dentro do programa, o CIP realiza o curso de ‘Maquete Física’, que desenvolve habilidades e interesses por trabalhos na área da construção civil para a inserção ao mercado. Somente neste 1º semestre foram 56 cursos ministrados, com aproximadamente 1.250 alunos habilitados, ou seja, prontos para o mercado de trabalho.