Professores de educação física e coordenadores da rede municipal de ensino participaram do segundo encontro da formação continuada de professores da rede pública. A formação, promovida pelo Instituto Esporte e Educação, por meio da Caravana do Esporte, aconteceu na última quarta (18/10) e quinta-feira (19/10) na escola municipal Topolândia, localizada na região central.

A princípio, no primeiro dia, foi recapitulado os aprendizados do último encontro e posteriormente trabalhado as ferramentas de aprendizado, a didática do professor e as diferentes estratégias utilizadas para chegar em determinados objetivos em relação a aprendizagem.

Em um segundo momento foi discutido sobre a importância do planejamento e o que já é realizado pelos professores. Um projeto didático desenvolvido pelo professor do Instituto foi apresentado e utilizado como exemplo.

No segundo dia foi trabalhado o tema escola ativa, seus eixos e pilares. Os professores e coordenadores trouxeram como ela acontece na unidade escolar de cada um.

A coordenadora Patrícia Gregório da escola Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, conta que a formação tem trabalhado bastante o repensar do que tem sido realizado. “As crianças mudam, nós mudamos, a prática sempre tem que ser repensada. Falamos muito em empatia, olhar pelo outro, e se colocar no lugar do outro”, declarou Patrícia.

Luciano Barbosa, professor de educação física da escola Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, e Iraydes Lobo Vianna do Rego, da Topolândia, contou que já conhecia a o Instituto e que toda informação e conteúdo é muito válido para o professor.

Ele destacou também um dos aprendizados da formação que levará para a sala de aula. “A dinâmica, o olhar diferenciado para aquele seu aluno. São várias cabeças, várias famílias, várias formas de criar uma criança, não são todos iguais por isso você vai ter que ter um olhar diferenciado para cada criança, adaptando o aprendizado para cada um.”, ressalta Barbosa.