A Casa Brasileira, na Rua da Praia, está recebendo a exposição “entreDesenhos: o vôo das palavras”, de Isabel Galvanese, que inclui 30 livros produzidos por alunos de 11 a 15 anos, da Escola Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, Costa Norte do município. A mostra segue até 10 de março de 2019.

Segundo o professor de Artes Emanuel Antônio Araújo, os livros foram confeccionados pelos próprios alunos durante aulas da oficina “Eu e o Livro”, por iniciativa da escritora e ilustradora Isabel Galvanese e outras duas artistas na galeria da escola. A ideia era trabalhar com as crianças o processo de criação de um livro.

Ainda de acordo com o professor, as crianças criaram a história, o título, os desenhos de cada página, o formato e a encadernação. “Iniciamos uma exposição na escola para compor com a exposição da Isabela e a agora trouxemos a exposição para Casa Brasileira. O resultado é muito bacana, pois foi o despertar do interesse pelo livro, pela leitura e o cuidado com o livro”, destacou.

Para a autora do livro Bola Mágica, Giovana, do 7º ano, a produção foi difícil, mas instigante. “Foi complexo produzir o livro, escreve, desenhar e confeccionar, mas essa última parte foi a que mais gostei. Foi muito interessante e agora sou uma escritora, contou.

A diretora da Escola Cynthia Cliquet, Carla Costa, disse que a ideia foi audaciosa, mas resultou em um material lindo e criou nos alunos uma ambição cultural incrível. “Nós sempre pensamos além, temos professores maravilhosos que estão sempre nos surpreendendo com suas ideias e dessa vez não foi diferente”, comentou ela que ainda acrescentou: “Agora os alunos sabem o que é ser artista e que essa pode ser a realidade da vida deles. Nossa intenção como educador é sempre essa, fazê-los capazes de tornarem seus sonhos em realidade”, finalizou.