Dando continuidade a 3ª Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, professores da rede municipal de São Sebastião participarão do segundo dia de formação nesta quinta-feira (26/07). Os temas a serem apresentados são "O Trabalho de Professoras e Professores: O Bem Durável para Toda a Vida", que será trabalhado por Odilon Castro, e "Contato com Tato: A relação afetiva no Processo de Aprendizagem", da palestrante Luciana Maria Caetano.
Castro, que é assistente social, docente e pesquisador na área de saúde coletiva com ênfase em antropologia, abordará qual é o lugar da professora e do professor, diante de tecnologias rompedoras como Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Big Data, Nano Tecnologia, Impressão 3D, Biologia Sintética e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos, equipamentos, e objetos, serão conectados uns aos outros por meio da internet. Além disso caminhará na perspectiva de decifrar em conjunto com os professores, quais são as lógicas de cuidado que esses profissionais desenvolvem em si e no outro, e que necessitam – ou não – de atualização.
A pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de psicologia da USP, Dra Luciana, irá palestrar sobre a motivação, um sentimento interno influenciado pela relação com o outro e determinante no processo de aprendizagem, e que cada vez mais precisamos desenvolver nossas habilidades pessoais para que na relação com o outro o bem-estar nos proporcione a motivação pela vida, pelo aprendizado e pela relação.
Abertura
O primeiro dia de Jornada, realizado nesta quarta-feira (25/07), reuniu cerca de 900 professores durante as palestras de capacitação e apresentações culturais durante a manhã e a tarde. A ação tem o objetivo de oferecer aos professores da rede e equipe gestora uma formação pedagógica, na qual acumulam conhecimentos diversos que se transformam em práticas bem sucedidas.
O palestrante Marcos Raggazzi falou como o professor pode tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso, levando em consideração as contribuições da neuroeducação.
Para o prefeito Felipe Augusto o evento marca o início do segundo semestre letivo. “Agradeço ao trabalho dos professores. Tínhamos o desafio de reestruturar o parque escolar para que possamos reposicionar os indicadores educacionais e estamos trabalhando forte para isso”, destacou Felipe Augusto.
O secretário interino da pasta, Fábio Aranha frisou a importância da iniciativa da jornada. “Estamos na terceira edição da Jornada e procuramos trazer para a formação pedagógica o tema do momento que é a Base Nacional Comum Curricular”, finalizou Aranha.