
Estudantes das escolas municipais Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte e Henrique Botelho, na região Central de São Sebastião contam agora em suas atividades de contraturno com o projeto “Xadrez na Escola”. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, na EM Cynthia Cliquet, e às sextas-feiras na EM Henrique Botelho, das 14h30 às 17h30.
O coordenador do projeto e professor de educação física, Paulo Sérgio da Silva, explicou que o programa tem como objetivo ser uma ferramenta pedagógica, esportiva e social no ambiente escolar. “Nosso alvo principal é alcançar crianças com déficit de aprendizagem além de despertar novos talentos que futuramente poderão representar a cidade na modalidade”, ressaltou Silva.
Ele também destacou os benefícios que o esporte traz para as crianças como a prática do raciocínio lógico, da concentração e da coordenação, a socialização, solidariedade. “Eles trabalham muito na organização do raciocínio lógico e com isso eles aprendem a ter uma habilidade de concentração e coordenação motora, pois tem que raciocinar ao mesmo tempo, e às vezes no campeonato joga-se com o relógio” disse.
O professor completou ainda informando que os alunos precisam raciocinar, ver e organizar o seu tempo de jogada e bater no relógio e também se aprende as estratégias e as táticas jogando xadrez que ele pode levar para vida toda sem contar que a criança aprende a perder, ganhar e respeitar seu oponente.
De acordo com a vice-diretora da escola Cynthia Cliquet Luciano, Suzana Marques, o xadrez tem tudo para ajudar no rendimento escolar dos alunos. O monitor do projeto Nathan Lima da Silva contou também que o esporte traz uma ocupação para as crianças, tirando-as da ociosidade e ajudando em todas as áreas da vida.
O aluno Antônio Gabriel Correia de Souza, 13 anos, disse que sempre gostou do esporte e que a partir de agora, na escola, encontrou a oportunidade de aprender de verdade. “As aulas também têm me ajudado muito em meu desempenho escolar, além de me divertir e aprender muito”, explicou.