Os seis alunos do Projeto Jovens em Ação selecionados para representar o Brasil em um intercâmbio educacional e cultural em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, cidade irmã de São Sebastião, já estão se preparando para a viagem que acontecerá no final de janeiro.
Os estudantes terão que realizar no “International Summit”, da Pompano Beach High School, três apresentações culturais. Duas delas tratam-se de performances baseadas na vida caiçara e na cultura brasileira. A terceira será uma apresentação do Brasil, estados e a cidade de São Sebastião, além do perfil das escolas municipais e projetos educacionais desenvolvidos pela Secretaria da Educação.
Expectativas e preparação
O estudante da Escola Municipal da Topolândia, localizada na região central, Kenned Rafael Gonçalves Santos, 14, falou sobre as expectativas e os ensaios. “Minha expectativa é muito grande, porque ainda não caiu minha ficha totalmente que eu vou sair pra fora do Brasil pra levar um pouco da cultura brasileira lá pra fora. Os ensaios não estão sendo difíceis, está sendo bem extrovertido, alegre, a gente aprende e também se diverte ao mesmo tempo, mas estamos levando a sério.”, disse Kenned.
Felipe Gabriel Vieira Santos, 13, da EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, Costa Sul, contou sobre a apresentação. “Tem sido bastante correria. A gente tem ensaiado algumas danças da cultura brasileira para levar pra lá e mostrar como que é um pouco daqui do Brasil.”, falou o estudante.
Para Lívia da Silva Vieira, 14, da EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, Barra do Una, também Costa Sul, o auxilio dos professores tem sido de grande ajuda, e a viagem será algo inédito. “Está tudo meio corrido, mas eu espero que dê tudo certo porque todo mundo está ajudando e está fluindo. Eu nunca viajei pra fora do país e acho que vai ser uma experiência grande, porque eu nunca imaginei que isso ia acontecer. Acho que vai ser um choque, mas vai ser muito bom.”, ressalta Lívia.
Barreira linguística
Segundo a aluna Rebeca Paulino dos Santos, 13, da EM Cynthia Cliquet Luciano, Costa Norte, falar inglês é um receio muito grande. “Eu tenho medo de falar com as pessoas e elas não entenderem.”.
Para Amanda Santos de Queiroz, 14, da EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, Pontal da Cruz, o medo é o mesmo, mas eles também estão se preparando para isso. “Eu só tenho aulas de inglês na escola, eu nunca fiz cursos particulares ou algo assim, pra mim vai ser bem diferente falar inglês por nove dias, mas os professores estão preparando também atividades em inglês e estão nos ajudando com essa parte da língua inglesa.”, conta Amanda.
Além das expectativas
A aluna da EM Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, Raissa Maria Ferreira Aleixo, 13, disse que não esperava que a entrada no grêmio estudantil pudesse gerar uma premiação como essa, e que é um privilégio poder representar o Brasil e o projeto. “Quando eu entrei no grêmio eu achei que seria só pra ajudar a escola, e quando eu fui vendo o tamanho que estava se tornando, que estava ajudando a cidade e tudo eu achei muito bom. Eu acho muito bom porque os jovens tem que ter bastante participação nesse meio, e esta sendo uma oportunidade muito grande pra gente.”, finaliza Raissa.
O grupo de alunos, acompanhados dos professores Rafael Romero e Mariana Burali Meissner, participará do “International Summit”, da Pompano Beach High School, onde poderão vivenciar varias atividades no âmbito educacional, cultural e tecnológico, além de estreitar laços com estudantes de outras nacionalidades. O evento ocorrerá de 25 de janeiro a 2 de fevereiro, e contará com a participação de 13 países e 160 alunos.