A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu neste sábado (29), no Teatro Municipal, a premiação da 16ª edição do Concurso Escolar, instituída pela Lei Municipal nº 1625/2003, que celebra os 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O concurso é dividido em seis categorias que vão da educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).
O evento, que faz parte do calendário oficial do município tem como objetivo reforçar entre os estudantes da rede municipal a importância do movimento revolucionário protagonizado pelo estado de São Paulo que buscava a derrubada do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
O trabalho de resgate da história e fortalecimento da identidade cultural é desenvolvido pela Secretaria da Educação por meio do programa de enriquecimento curricular "História e Cultura de São Sebastião nas Escolas", que assegura os conteúdos básicos e acesso à história do município.
São Sebastião também contribuiu com a Revolução de 32 quando os sebastianenses Olavo Pinder, José Maria Pimenta, Alfredo Nemésio dos Santos, Frei Mariano dos Santos, Joel Santos, Justino Alves Meira, Abílio Santos, Conrado Mattos Júnior, Othoniel Santos, Benedito Ramos dos Santos, Carlos Augusto Cardim e Manoel Olímpio de Oliveira Santos, subiram a serra e integraram o Batalhão de Paraibuna em defesa do Estado.
A secretária da Educação, Vivian Monteiro, agradeceu aos estudantes e destacou a superação dos professores e alunos a cada edição do concurso. "Ao longo do tempo, ano a ano, esse trabalho pedagógico vem avançando com os nossos alunos, é incrível como essas crianças são capazes de assimilar esses conhecimentos e cada vez mais desenvolver atividades pedagógicas brilhantes”, ressaltou.
O prefeito Felipe Augusto salientou a qualidade do ensino básico do município. "A nossa cidade passou a ter o melhor IDEB da região, resultado de muito investimento e atenção da nossa administração. São Sebastião conseguiu se firmar na primeira colocação e o objetivo é nos consolidar nessa posição e, claro, ir aumentando esse índice a cada ano. Esse resultado só é possível graças a rede de professores preparados, dedicados ao dia a dia dos nossos alunos e preocupados com a formação social de cada um deles. É isso que ajuda a transformar a nossa sociedade”, disse.
Conheça os alunos premiados em cada categoria:
Categoria 1 – Desenho Educação Infantil (Maternal I e Maternal II – 2 e 3 anos)
3º Lugar: Pedro Rafael de Oliveira – EMEI Mundo Encantado
2º Lugar: Isaac Luiz do Nascimento Silva – Creche Adriana Vasques Fernandes
1º Lugar: Elis Pereira Mendes – Creche de Maresias
Categoria 2 – Desenho Educação Infantil (Etapa 1 e Etapa 2 – 4 e 5 anos)
3º Lugar: Emanuelly Batista da Silva – EMEI Sementinha
2º Lugar: Tiago Nogueira – EMEI Peteleco
1º Lugar: Anny Beatriz Silva Moura – EMEI Reino da Alegria
Categoria 3 – Desenho Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano – 6, 7 e 8 anos)
3º Lugar: Miguel dos Santos Miranda – EM Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida
2º Lugar: Taylla Marina da Conceição Devasa – EM Joana Alves dos Reis
1º Lugar: Nathanael Alves dos Santos – EM de Camburi
Categoria 4 – Relato de Aventura Ensino Fundamental I (4º e 5º ano – 9 e 10 anos)
3º Lugar: Fernanda Ometto Quadros Palmieri – EM Prof.ª Maria Francisca
2º Lugar: Thamyres da Silva Messias - EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza
1º Lugar: Mayra Oliveira Monteiro Machado – EM Prof.ª Joana Alves dos Reis
Categoria 5 – Relato de Aventura Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano – 11 a 14 anos)
3º Lugar: Sofia Ruiz – EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano
2º Lugar: Leticia Valença Contão – EM Prof.ª Luiza Helena de Barros
1º Lugar: Melk Lemos dos Santos – EM Prof.ª Patrícia Viviane Santana
Categoria 6 – Relato de Aventura Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Termo II (6º ao 9º ano)
1º Lugar: Ayla Soares da Silva – EM Prof.ª Patrícia Viviane Santana