Com expressiva presença de público, a exposição ‘Herança em Camadas’, da artista Letícia Andra, encerrou no último domingo (3/8), na Casa da Cultura de São Sebastião. A mostra, que ficou em cartaz por dois meses, encantou visitantes e proporcionou uma imersão profunda nas heranças culturais e ancestrais, explorando temas como tempo, memória e a ancestralidade afro-brasileira. Agora, em setembro, segue para Costa Sul da cidade, na Kaaysá Art Residency, em Boiçucanga, em breve com data de abertura nas redes sociais da Corpo Ancestral.

A exposição, que teve início em junho, ocupou três salas da Casa da Cultura, casarão histórico no Centro de São Sebastião, e contou com instalações sensoriais, vídeos-performances e fotografias que fizeram uma leitura poética sobre as camadas que formam nossas heranças. Com acessibilidade em audiodescrição, a mostra foi uma oportunidade de reflexão e reconhecimento da importância do patrimônio cultural e da memória.

Oficina Stop Motion

Complementando a exposição, a oficina ‘Natureza em Movimento: criação de curta em Stop Motion’, também orientada por Letícia Andra, ofereceu aos participantes uma vivência criativa e sensível, tendo como principal inspiração os temas abordados na mostra. Realizada no dia 1º de agosto, a oficina propôs uma jornada artística em que os participantes criaram personagens e cenários com elementos da natureza e materiais recicláveis.

De acordo com Letícia, a oficina teve uma excelente participação, com grupos formados por jovens e adultos, todos com grande disposição para criar e explorar suas memórias, experiências e a simbologia dos elementos da natureza. Os curtas-metragens resultantes da oficina estarão disponíveis em breve, podendo ser acessados pelo público geral em: www.youtube.com/@corpoancestral e www.corpoancestral.com.br.

A artista Letícia Andra falou sobre o impacto da oficina como continuidade da proposta da exposição: "A oficina foi uma oportunidade de levar a arte da exposição para as mãos e a criatividade do público. Foi uma verdadeira jornada de sensibilidade".

Todo o projeto foi viabilizado com recursos do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião - SP 2024, através da Prefeitura Municipal, Fundass e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Mais informações sobre as produções artísticas estão disponíveis no Instagram @herança.em.camadas e pelo e-mail produtora.corpo.ancestral@gmail.com.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra uma oficina de stop motion com jovens. Eles manipulam materiais naturais e pequenos bonecos em sala de aula e ao ar livre. Também assistem a uma apresentação com a instrutora, que conduz a atividade. Em outro momento, o grupo participa de uma exposição artística com iluminação verde e a frase “Agradeço às minhas flores, às minhas raízes” na parede. Fim da descrição.