A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), entregou 10 computadores para o Projeto Garoçá. Com isso, a entidade montou sua sala de inclusão digital com o objetivo de promover aulas de mídia digital, beneficiando os alunos do projeto.

Os computadores são remanufaturados e foram entregues pela empresa que faz a coleta do lixo eletrônico por meio do programa E-Lixo.

De acordo com o chefe de Divisão Socioambiental, Silvio Peres, entre 2021 até o momento, em 2025, foram coletados aproximadamente 5 toneladas de material eletrônico pelo Programa E-Lixo e entregues pela Prefeitura ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC),  que enviou os 10 computadores que possibilitaram criar o ponto de inclusão digital, com aulas de mídia digital aos alunos do projeto.

A coordenadora do Projeto Garoçá, Luciana Gallani, destaca que abordar o Programa E-lixo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) promove a educação ambiental, estimula o consumo responsável e fortalece a cidadania, preparando as crianças e adolescentes a participarem de atitudes mais sustentáveis e conscientes no dia a dia.

Para a professora de mídias do Projeto Garoça, Debora Almeida, proporcionar mídia digital, tecnologia e informação deve ser um direito a todas as crianças. “Essa inclusão digital é um ganho muito grande para todos nós, pois possibilita ensinar aos alunos os programas básicos de informática como word, excell, jogos de digitação, preparando-os para o mercado de trabalho com mais informação”.

O aluno do Projeto Garoçá, Miguel Henrique, 9 anos, conta que é bem interessante ter aulas sobre mídias digitais, pois ajuda a se comunicar com o mundo por meio das tecnologias e dos programas de informática.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Daniel Mudat, a parceria com o INAC, um dos centros de remanufatura de resíduos eletrônicos credenciados junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, garante a correta destinação dos resíduos eletrônicos a custo zero para a prefeitura.

Conforme ele, como contrapartida, são disponibilizados computadores remanufaturados para criação dos pontos de inclusão digital como o que foi criado pelo Projeto Garoçá. “Na prática, estamos prevenindo o risco de contaminação ambiental, realizando a correta destinação dos resíduos por meio da logística reversa e recebendo computadores para auxiliar os projetos de instituições socioambientais de São Sebastião”.

 

Programa E- Lixo

O Programa E-lixo em São Sebastião é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente que visa a coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos, além de promover a inclusão digital. O programa recolheu cerca de 1 mil quilos  de lixo eletrônico somente entre janeiro e maio de 2025, com foco na reutilização de equipamentos para fins sociais.

O programa busca evitar que equipamentos eletrônicos descartados incorretamente contaminem o meio ambiente bem como a destinação correta de resíduos eletrônicos.

Parte dos equipamentos recolhidos são recuperados e disponibilizados, via comodato, a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão digital.

Os munícipes podem levar seus resíduos eletrônicos à Semam ou agendar a coleta por telefone ou e-mail, em caso de grandes volumes.

Além da Semam, algumas instituições parceiras também recebem os resíduos eletrônicos, como a Kaaysá Art Residency, Maresiastur, Amo Paúba e a Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno, Sapeque e o Instituto Verdescola, na Vila Sahy.

Para pilhas e baterias, o município conta com mais de 30 pontos de coleta, incluindo regionais, postos de saúde, escolas municipais e alguns comércios.

Para mais informações sobre o programa E-Lixo e como participar, os moradores podem entrar em contato com a Semam pelo telefone (12) 3892-2797 ou pelo e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br

Projeto Garoçá

Há 25 anos, o Projeto Garoçá está inserido na Costa Norte de São Sebastião, sendo mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS), entidade parceira da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e atende 140 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, no contraturno escolar, com atividades de mídias digitais, esportes, arteliê, dança hip hop e capoeira.

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação socioambiental.

#PraTodosVerem: imagens dos alunos sentados em seus computadores na sala de aula, com a professora de mídia digital ensinando os programas básicos de informática. Fim da descrição.

Foto: Gustavo Moreno | PMSS