Segunda Banda Musical do “Projeto Música na Escola” também está sendo montada na região central

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da rede municipal o contato com a música e com diferentes instrumentos, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do “Projeto Música na Escola” da Secretaria da Educação (SEDUC), está dando inicio a primeira Banda Marcial da Costa Sul, e a segunda Banda Musical da região central.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Romário Amorim, a nova Banda Marcial está sendo instalada na Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias e os integrantes do naipe de sopro da fanfarra da escola, a Fandema (Fanfarra de Maresias), tiveram o primeiro contato com os novos instrumentos de sopro ontem (08/04), sendo eles trompetes, trombones, tuba, bombardino e flugelhorn.

Os alunos participaram de uma aula prática e teórica com o professor e também coordenador do projeto, Luiz Orlando Salinas Rinaldi, onde puderam explorar os instrumentos e também conhecer e entender como funciona uma partitura por meio do método Da Capo, que ensina a teoria musical em conjunto com a prática.

O estudante da escola de Maresias, Artur Gomes Golveia, 11, afirma que adorou experimentar os novos instrumentos e que a evolução da fanfarra da escola era um grande anseio dos alunos. “É um sonho realizado para nós, porque antes éramos uma fanfarra e agora vamos ser banda”, disse o aluno.

André Luiz Moura dos Santos, 16, integrante da fanfarra, fala sobre o que achou da novidade. “É muito empolgante, porque subimos bastante de nível, a gente era uma fanfarra e agora vamos virar uma banda marcial, então é um grande salto”, afirmou ele

Já a segunda Banda Musical do projeto está atendendo aos alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, sendo sua formação musical composta por madeiras, metais e percussão, assim como a Banda Musical da Topolândia, a primeira do “Música na Escola”.