A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), realizou no dia 7 de julho, no Teatro Municipal em São Sebastião, a Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com o objetivo de apresentar ao público as 51 ações prioritárias que serão implementadas.

Na ocasião, estiveram presentes o promotor de Justiça de São Sebastião, Tadeu Badaró; o secretário do Meio Ambiente, Flávio Queiroz; o secretário adjunto do Meio Ambiente, Daniel Mudat; o diretor do Meio Ambiente, Caio Castro; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, José Mauro Botelho; a vereadora Henriana Lacerda; o vereador e presidente da Câmara, Edgar Celestino; o vereador João Paulo Teixeira; além de representantes da empresa Geobrasilis,  do Grupo Sustentação, sociedade civil e cooperados da Cooperativa de Trabalho, Produção e Beneficiamento União de São Sebastião (Coopersuss).

Durante a audiência, foi apresentada a hierarquização das 51 ações prioritárias bem como suas metas implementadas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Durante a apresentação foram abordados temas importantes para o desenvolvimento de um plano abrangente e eficiente, como a coleta seletiva e reciclagem, destinação final dos resíduos e educação ambiental.

Foi aberto um espaço aos representantes de algumas instituições presentes que se inscreveram, deixaram suas contribuições relevantes para ações consideradas prioritárias no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A representante do Recicla Sahy, Geisiane Barbosa, mencionou sobre a importância da criação do projeto de compostagem. “A nossa maior preocupação é garantir que as matérias recicláveis cheguem ao seu destino correto”, relata Barbosa.

“A participação ativa da população é fundamental para a construção de soluções sustentáveis e um futuro mais limpo e saudável para São Sebastião. Todos estão convidados a contribuir com ideias e sugestões relacionadas à gestão integrada de resíduos sólidos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz.

Ainda segundo ele, o PMGIRS é um instrumento essencial para o enfrentamento dos desafios ambientais e para a promoção de práticas sustentáveis no município de São Sebastião. “Por meio da Audiência Pública, a Prefeitura busca ouvir a comunidade e garantir a participação democrática na definição das políticas de gestão de resíduos sólidos e informou que logo será encaminhado à Câmara dos vereadores para aprovação”, finaliza o secretário.

 

#PraTodosVerem: imagens do auditório do Teatro Municipal, cheio com pessoas sentadas durante a audiência, também imagem de representantes da sociedade civil deixando suas contribuições às ações do plano, e imagens de um homem no palco apresentação das ações do plano. Fim da descrição.