Representantes de São Sebastião participaram, nos dias 27 e 28 de junho, no Memorial da América Latina (Auditório Simón Bolívar), da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, que teve como tema:
 “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. 

O encontro foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo e reuniu autoridades municipais, representantes da sociedade civil e especialistas em planejamento urbano de todas as regiões do Estado com o objetivo de debater os cinco eixos temáticos (Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; Governança e Participação Social) e formular propostas para aplicação da Política Estadual e, posteriormente, Nacional de Desenvolvimento Urbano.

São Sebastião participou com uma delegação plural e atuante, composta por representantes do poder público, movimentos sociais, entidades profissionais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias.

Estiveram presentes Fernanda dos Santos Muniz, Ricardo Carlos dos Santos e Mônica Freitas, pelo segmento do poder público; César Augusto de Almeida Sant’Anna e Graziela Santos, pelas entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; Jade Torres Branco, pelos movimentos sociais; e Edson Marques Lobato, pelas organizações não governamentais (ONGs).

Entre os 42 delegados do Poder Público Municipal eleitos para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional, a arquiteta e urbanista Monica Freitas, servidora da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), de São Sebastião, foi eleita delegada após atuar como suplente na etapa estadual, e Jade Torres Branco como suplente. Eles seguem para Brasília, onde participam da Conferência Nacional das Cidades, prevista até 31 de outubro de 2025.

“Como urbanista, sinto que representar São Sebastião em Brasília será nosso momento de amplificar as vozes das comunidades litorâneas, vulneráveis e pressionadas pela ocupação irregular e riscos ambientais”, afirma Monica.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, José Mauro Botelho, explica que a diversidade da delegação reflete a complexidade do território e o compromisso coletivo com a construção de cidades mais justas e democráticas.

Ele diz, ainda, que a participação da delegada reforça o compromisso do município com a formulação de uma política urbana mais justa, representativa e eficaz, garantindo que as especificidades do território sejam parte da construção das decisões nacionais.

 

#PraTodosVerem: Três imagens registram momentos da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas. A primeira mostra um grupo de aproximadamente 30 pessoas reunidas ao ar livre, sorrindo para a câmera, com árvores e prédios ao fundo. Todos usam crachás pendurados no pescoço. A segunda imagem mostra uma mulher de blusa laranja e calça bege falando ao microfone ao lado de um homem de camisa escura; ambos estão diante de uma plateia atenta, em frente a uma grande tela com texto projetado. A terceira imagem exibe quatro pessoas sorrindo em frente a um painel da conferência; duas mulheres à esquerda e uma à direita, e um homem ao centro, todos com crachá no peito. O ambiente é iluminado e há ilustrações de cidade no fundo do painel. Fim da descrição.