Os dez conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado em São Sebastião tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 10, no Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco. A solenidade contou com a presença do prefeito Felipe Augusto e autoridades. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).
Os novos conselheiros tutelares serão responsáveis pela gestão 2020/2023 por meio de ato administrativo, conforme previsto no parágrafo 2º, do Art. 139, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, a cerimônia de posse também teve a presença dos vereadores Pastor Elias e Paulinho do Cartório; o presidente da Câmara de São Sebastião, Teimoso; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Henrique Simões; a presidente da OAB, Dra. Jaqueline Rodrigues; o presidente da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), Celso Vera Batista; Capelão Jorge Luiz, da Polícia Militar de São Paulo; e secretários municipais.
“Nosso governo tem implantado políticas públicas sociais para que elas sejam protagonistas em toda cidade. Olhar o futuro é construir o presente. Por isso, investimos nas estruturas de trabalho e damos suporte a todos os conselheiros tutelares. Tenham cuidado e zelo com as questões municipais e podem contar sempre comigo”, disse o prefeito Felipe Augusto.
Eleição
No total foram eleitos 10 membros titulares e 5 suplentes para atuar no Conselho Tutelar Centro e Costa Sul. Essa é a primeira vez que os conselheiros são eleitos pelo voto individual e não em chapa, como ocorria nas eleições anteriores.
No total, a eleição registrou 3.347 votos válidos, em 10 urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), distribuídas nos bairros de Barra do Una, Barra do Sahy, Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Barequeçaba, Topolândia, São Francisco e Centro.
A eleição que ocorreu de forma simultânea em todo o país escolheu os novos conselheiros por meio do voto direto, secreto e facultativo.
São os seguintes os dez conselheiros tutelares eleitos e suas votações:
1. Antônio Carlos Marques de Souza (Souza) – 507
2. Andrea Marina Hiraoka (Andrea Hiraoka) – 453
3. Valquiria Lopes Souza Ferreira (Valquiria Lopes) – 447
4. Rhaiane de Oliveira Ramos (Rhaiane Ramos) – 319
5. Vania Cavalcante (Tia Vânia) – 292
6. Aparecida Regina Pires Raimundo (Regina Raimundi) – 265
7. Rafael Ribeiro de Almeida (Rafael Almeida) – 212
8. Talita de Assis Passos SantAnna (Tata) – 188
9. Rosangela Farias de Luz (Rosana) – 154
10. Vanuza Barbara Santos – 139