Cerca de 200 pessoas participaram da eleição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Sebastião, realizada na sede da SEPEDI, no Porto Grande.

Concorreram entidades com objeto social pertinente à natureza do Conselho e que estão cadastradas no Conselho Municipal Assistência Social (COMAS) ou no Conselho Municipal de Saúde (COMUS), e pessoas físicas da sociedade civil com e sem deficiência.

Cinco entidades e 16 pessoas concorreram aos cargos – quatro para entidades e cinco pessoas (mais suplentes), sendo três com deficiência.

A apuração foi feita pela comissão eleitoral, que contou com a participação de três fiscais, voluntários, que não eram candidatos, nem funcionários.

As quatro entidades eleitas são as seguintes: APAE, Instituto São Sebá Va'a, Lar Vicentino e Faculti. As pessoas eleitas foram as que seguem: Rodrigo Tude (titular), Luis Carlos (Titular), Alecsandro Moreira (Titular), Marta Dantas (Titular), Cristina Borges (Titular), Laurita Ribeiro (Suplente), Soraya Kitahara (Suplente), Luciana Felix (Suplente), Ivete de Moraes (Suplente) e Fernanda Cristina (Suplente).

“Agradecemos a cada candidato e eleitor que acredita e apoia este importante órgão de defesa de diretos da Pessoa com Deficiência (PcD), lembrando que mesmo os que não foram eleitos poderão participar das reuniões e movimentos voltados à nossa luta. A primeira reunião será agendada e informada pela comissão eleitoral a cada conselheiro”, informou a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho.

Segundo ela, o Conselho é um importante e democrático órgão de acompanhamento e fomento de políticas públicas inclusivas. "O Conselho vai trabalhar para garantir que existam políticas públicas que atendam os direitos da Pessoa com Deficiência, sejam ela física, auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou múltipla", explicou.