Um grupo de quatro meninas do Projeto Viração na Topolândia, região central de São Sebastião, foi destaque em uma competição de Ginástica Rítmica na cidade de São Bernardo do Campo. Ao todo, 14 crianças do Viração participaram do evento.
Cassiane Luryan de Vasconcelos Silva, Mel Gomes Machado, Vitoria Dutra Guimarães e Cecília Almeida Vasconcelos Leite receberam medalhas por terem atingido todas as notas, cumprindo os quesitos necessários na categoria de Nível B Infantil – mãos livres.
Em 2019, as meninas irão competir novamente, já com a introdução de alguns aparelhos como bolas, massas, fitas ou arcos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Janaína Borges, a participação do grupo foi bem positiva, pois usar o esporte como ferramenta de transformação social é o reflexo de todo trabalho desenvolvido diariamente por toda a equipe e parceiros. “Vivenciar experiências como essa é proporcionar incentivo, garantia de direitos e acesso ao esporte, e estabelecer relações com o novo”, disse.
A monitora de Circo e Dança e também bailarina, Carolina Evilin Sabará, comentou que uma atividade como essa pode mostrar parte do trabalho desenvolvido dentro do projeto, e todas as crianças são capazes e apresentam grandes talentos.
Viração
O Projeto Viração é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), atende 200 crianças de 6 a 12 anos no contra turno escolar, na região da Topolândia, Itatinga e Olaria, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, através de atividades socioeducativas e de apoio pedagógico, como Circo e Dança, Educação Ambiental, Ginástica Multifuncional, Esportes Integrados e Música.
As crianças são encaminhadas ao Projeto pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar, entre outros.