As equipes dos projetos Cidadão Criança, Garoçá e Viração – ambos mantidos pela Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião – participaram de uma formação continuada realizada no Observatório da Rua da Praia, em parceria com a Secretária do Meio Ambiente (SEMAM).
A formação dos profissionais contou com a presença dos facilitadores Milton Fiks e Lucas Carvalho, ambos do Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente – NECA.
“Durante os dois dias, o objetivo foi contribuir e apoiar a articulação e a integração através do processo de formação para a melhoria do atendimento, pois hoje é de extrema importância já que somos vistos como Serviço de Convivência e temos como parceiros os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), CREAS, o Serviço de Acolhimento e demais equipamentos do município”, destacou a coordenadora de atividades Alessandra Peixoto.
Segundo ela, a atividade de formação visa o fortalecimento dos profissionais para que, na troca de experiências e revisão de conceitos, possam planejar e realizar as mudanças viáveis das práticas cotidianas, de modo a qualificar suas ações de socioeducativas.
Os Projetos Sociais têm como objetivo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o estímulo à integração, cooperação, autonomia e participação social, além da garantia dos direitos das famílias referenciadas aos CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação social.
Cidadão
O projeto Cidadão está instalado no bairro São Francisco e atende 70 crianças no contra turno escolar, com atividades de Apoio Pedagógico (monitora Cláudia), Karatê (monitor Benedito) e Esportes Integrados (monitor Bruno). Tem como coordenadora de atividades Alessandra Peixoto.
Garoçá
O projeto Garoçá está instalado no bairro da Enseada e atende 140 crianças no contra turno escolar, com atividades de Apoio Pedagógico (monitora Fabiana), Esportes Integrados (monitor Glauber), karatê/Pilates (monitora Leticia), Arte Corporal (monitora Mayara) e Capoeira (monitor Alex Getúlio). Tem como coordenadora de atividades Luciana Gallani.
Viração
O projeto Viração está instalado no bairro da Topolândia e atende 200 crianças no contra turno escolar, com atividades de Apoio Pedagógico (monitora Sara), Esportes Integrados (Alex Damasceno), Música (monitor Adilson), Circo e Dança (monitora Evelin), Ginástica Multifuncional (monitor Rafael) e Educação Ambiental (monitora Lays). Tem como coordenadora de atividades Janaina Borges.