Celebrando 10 anos ininterruptos de atividade teatral, neste sábado (16/8), às 19h, a Casa Realejo de Teatro estreia ‘Malazarte’, no palco do Teatro Municipal de São Sebastião.
Os ingressos são solidários mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). A troca pode ser feita na Bilheteria de Teatro, até sexta-feira, das 9h às 17h, e no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
A comédia é inspirada na figura de Pedro Malazarte, pícaro que vive na oralidade brasileira representando a astúcia, a profunda capacidade de maleabilidade e as artimanhas que o povo pobre enfrenta para driblar os poderes constituídos. É uma personagem rural, engraçada, que incorpora as mais diversas aventuras para representar a ideia de que o povo sabe encontrar frestas para comer, ganhar e se vingar também.
A peça da Casa Realejo nasce após o grupo mergulhar por sete anos no universo malazarteano - seja contando suas histórias, lendo-as para pessoas com deficiências visuais ou adentrando nos escritos do livro ‘Calidoscópio - A Saga de Pedro Malazarte’, da escritora negra e caipira, Ruth Guimarães. É fruto do desejo de dialogar com o público de forma acessível e poética, ainda que o trabalho esteja munido de muita artesania.
A peça traz ao centro duas histórias conhecidas de Malazarte: a Panelinha Mágica e Sopa de Pedras. Para contá-las o grupo constrói todo um universo cheio de elementos da cultura caipira com sua dança do catira, referências à troperagem e toda uma simbologia que referencia esse Malazarte no tempo da memória, em um lugar distante que todos podemos habitar com o passaporte da imaginação. Com todos esses ingredientes, os artistas também foram buscar nas máscaras da Comédia Del’arte - fenômeno teatral que nasceu na Itália - uma grande inspiração para modelar melhor as personagens e situações vividas na peça.
Com direção de Flávia Bertinelli e dramaturgia de Luís Alberto de Abreu e Eduardo Bartolomeu, a peça teatral ‘Malazarte’ foi criada para alcançar públicos de diferentes idades, que logo reconhecem esta figura cômica. Com esse apelo popular, a musicalidade que é executada ao vivo por Danilo Pique e Mário Deganelli, constrói toda uma paisagem sonora que concretiza os objetos invisíveis construídos pelos atores. A dança do catira, muito presente na cultura paulista, também é recriada na peça, que evoca sapateados, canções ponteadas por violas e aboios. O contato com o grupo de catireiros da cidade de Várzea Paulista foi importante para esse conhecimento de elementos que agora vivem recriados na peça.
Após a apresentação, o elenco realizará um bate-papo com o público.
O projeto conta com subvenção de recurso do Proac Lab - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo / Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).
Serviço:
Espetáculo ‘Malazarte’ – com Casa Realejo de Teatro
Data: 16/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 2 – Centro Histórico
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos + 30 minutos de bate-papo após o espetáculo
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). A troca pode ser feita na Bilheteria de Teatro, até sexta-feira, das 9h às 17h, e no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
Mais informações: https://www.instagram.com/casarealejodeteatro/
#PraTodosVerem: Card com fundo bege e desenhos de pequenas estrelas. No topo, o texto “Casa Realejo de Teatro apresenta: Malazarte”, inspirado na obra de Ruth Guimarães. Ao centro, ilustração de um girassol. À direita, a data “16 de agosto, 19h” e a informação de bate-papo com o público às 20h. Embaixo, endereço do Teatro Municipal de São Sebastião. Na parte inferior, logos dos apoiadores. Na demais imagens, atores usando máscaras de madeira, um com chapéu de palha e camiseta branca, e outro com lenço branco na cabeça e roupa preta, em um ambiente de ensaio. Fim da descrição.