A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou nesta sexta-feira (13/07) o encerramento, no Observatório Ambiental, de um curso de capacitação voltado à equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Faculti, Associação Sebastianense de Promoção Social (que envolve os projetos Garoçá, Viração e Cidadão), Lar Vicentino e Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).
Iniciado em março deste ano, o curso visou o aprimoramento no trabalho com grupos e foi ministrado pela assistente social Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira, professora na Universidade de Taubaté.
Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da capacitação, que teve 50 horas de duração e contou com serviços do PAIF – programa dos CRAS de Atenção Integral à Família – e de outro Programa, de convivência e fortalecimento de vínculos, trabalhos feitos pelas entidades com idosos ou crianças ou adolescentes.
“Agradeço a oportunidade de ter podido trocar com elas pontos de vista e experiências diferentes. Espero ter contribuído para melhorarem a qualificação do trabalho com grupos, que é algo pelo qual realmente sou apaixonada”, afirmou Mônica.
“Nosso foco é a fragilidade de vínculos, conflitos familiares, demandas de território, comuns a varias famílias”, disse a professora, que explicou que, dentro desse trabalho com grupos, são trabalhados variados temas.
“Um deles foi o campo grupal, com o desenvolvimento de uma reflexão de como trabalhar as relações dentro do grupo, papéis, como cada membro se posiciona, como interferir. Outro tema importante é desconstruir o conceito de família dentro do ciclo de vida familiar”.
O secretário da SEDES, Antonio Carlos Júnior, esteve presente na abertura do curso e parabenizou as alunas pela capacitação. “Quando você se capacita, sai de casa para atender alguém, você está fazendo seu melhor, fazendo a diferença nesse mundo. Parabéns por fazer esse trabalho que leva maior dignidade às pessoas. Parabéns pela boa vontade, pelo olhar no olho ao fazer um atendimento. Tenho orgulho de estar nesta secretaria”.