“Um por todos e todos contra a violência”! Com esse “grito de guerra”, dezenas de idosos participaram hoje (14) das atividades do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, realizadas pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).                

O III Encontro de Combate à Violência contra o Idoso teve início com uma caminhada da Rua da Praia até a sede da SEPEDI, no Porto Grande, onde foi oferecido um café da manhã, seguido de uma Mesa Redonda, que contou com palestras de representantes do Ministério Público (MP), Defensoria Pública e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O evento contou com o apoio do Conselho do Idoso, Comitê de Vigilância à Violência (Comviv), Faculti, Polvo, CCTI Ponta da Cruz, Lar Vicentino, e das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

Segundo o secretário da SEPEDI, Ercílio de Souza, o encontro foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2005. “Temos o apoio de todas as secretarias, com o aval do nosso prefeito Felipe Augusto, em orientar a população, de forma clara, que é preciso respeitar os mais velhos”.

“Vim na caminhada. Estou achando muito legal”, contou Suzete Maira Machado, 56 anos, que sofreu, no ano passado, AVC, aneurisma e meningite.

“Eles estão animados, trabalhamos com os grupos essa semana sobre os tipos de violência e como combater e denunciar”, disse a assistente social da Faculti, do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, Ana Carolina Umbelino.

Segundo ela, junho é o mês de combate à violência contra os idosos. “É o Junho Roxo, e nós da Faculti somos parceiros da SEPEDI e fizemos essa caminhada para conscientizar a população”.