A equipe da Escola Municipal de Vela de São Sebastião (EVSS) foi destaque da 52ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, que ocorreu entre dias 10 e 13 de julho, na cidade vizinha. A equipe da EVSS foi composta por 12 Velejadores e três professores.

A atleta sebastianense com o melhor resultado individual foi Maria Eduarda Andrade Kimura, que ficou em 1º lugar na Classe ILCA 4, na categoria Sub-18. Maria Eduarda é uma das promessas da modalidade em âmbito nacional e vem conquistando resultados expressivos na careira. No mês de abril, a atleta de 16 anos, foi uma das 20 atletas do país convocadas para o 1º Training Camp do Programa de Desenvolvimento Esportivo Feminino do Comitê Olímpico Brasileiro da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“Essa foi minha quarta participação na Semana de Vela de Ilhabela e estou orgulhosa de ter melhorado meu desempenho a cada ano. No ano passado, conquistei o 1º lugar na minha categoria Sub-16 feminino e agora estou aqui, celebrando mais uma vitória. Estou ansiosa para os próximos desafios e compromissos. Vim treinando intensamente para alcançar um bom resultado e superar minhas expectativas”, complementou Maria Eduarda.

Outra atleta que também brilhou foi Ester de Freitas Machado, que subiu no 2º lugar do pódio, na mesma categoria da Maria Eduarda, formando ‘dobradinha’ sebastianense no ranking da competição. Já Julia Teodoro Martins, foi a 3ª colocada na categoria Sub-16, também na Classe ILCA 4.

Ainda nessa classe, porém, na categoria masculino geral ainda tiveram os atletas Pedro Vivian (8º colocado), Nicolas Peres Lopes Manica (11º colocado), Kauê Passos Baldassin Lobo (12º colocado) e Enzo Murao (15º colocado).

Na Classe ILCA 7, o velejador Matheus de Araújo Souza ficou com a 4º geral. Vitor Yukimassa Souza Kajiya e Caique Feltrin foram premiados na Classe Dingue com 3º lugar geral e 1º Juvenil. Os outros velejadores que completaram a equipe e não pegaram pódio foram Ravi Arten Ballanio e Guilherme Futema Campos, que competiram na Classe Optimist.

A equipe teve acompanhamento técnico dos professores Marcus Vinícius Soares Silva, Rafael Mendes e Ari Lobo. Rafael destacou os resultados da equipe sebastianense nessa etapa da competição e o dia a dia de treinamento da equipe.

“Estamos conquistando resultados expressivos e seguimos treinando duas vezes por semana. Podemos melhorar muito mais e com o novo espaço na Praça da Vela isso será possível. A integração do grupo está muito bacana e vemos a equipe se ajudando na terra e na água. Vimos vários atletas surpreendendo e vamos aperfeiçoá-los cada vez mais”, disse o professor.

O chefe da Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes, Frank Constâncio, afirmou que está contente com a participação dos velejadores sebastianenses nesta prova tão tradicional.

“Todos deram o melhor nas regatas. A equipe de velejadores e professores está sempre unida o que favorece o bom desempenho em treinos e competições. Precisamos agradecer ao nosso secretário Ubiratan Mourão e todo time da Seesp. Em especial ao prefeito Reinaldinho por toda atenção e suporte com o esporte náutico de nosso município", completou Frank.

Para o secretário de Esportes de São Sebastião, os resultados obtidos pela nossa equipe na Semana Internacional de Vela de Ilhabela mostram o potencial da vela sebastianense e reforçam a importância do trabalho de base desenvolvendo na cidade.

“Cada medalha, cada boa colocação, representa o esforço conjunto de atletas, professores e da gestão pública em fomentar o esporte com seriedade e compromisso. Vamos continuar investindo, principalmente com a nova estrutura da Praça da Vela, para que São Sebastião siga sendo referência na formação de jovens talentos no esporte náutico", afirmou Ubiratan Mourão.

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

#PraTodosVerem: jovens velejadores de São Sebastião se destacam na 52ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, exibindo com orgulho seus troféus conquistados na competição. As imagens mostram desde momentos de celebração individual e em grupo com as premiações, até a emoção das disputas em alto-mar, onde os atletas demonstraram técnica, foco e espírito de equipe representando o município. Fim da descrição.