Com o intuito de oferecer espaços comunitários para garantia do direito constitucional do brincar, presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contribuir para fortalecimento dos laços familiares e comunitários e para erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de São Sebastião está desenvolvendo o projeto ‘Ruas do Brincar’.

Nesta terça-feira (15), o projeto este em frente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, onde teve distribuição de pipoca e algodão doce, brinquedos infláveis e pintura facial para as crianças se divertirem.

A moradora do bairro da Enseada, Patrícia dos Santos Pereira, elogiou o projeto. “Achei muito bom. Meu filho teve a oportunidade de conhecer outras crianças e voltar a brincar na rua, com segurança. Esqueceu até o celular”, disse Patrícia. “eu gosto mais do pula-pula e do futebol de sabão”, falou o filho de Patrícia, Guilherme Wesley, de 6 anos.

Vanilda Gomes, moradora antiga do bairro Canto do Mar, parabenizou a organização. “As crianças precisam de atividades assim. Essa iniciativa da prefeitura é ótima”, concluiu. “Achei maravilhoso. É a primeira vez que vejo isso no bairro. Agradeço ao prefeito e a primeira-dama por cuidar de nossas crianças”, argumentou Dieisa Fátima, moradora da Enseada. Sua filha, Ana Beatriz Fátima Ferreira, de 7 anos, aprovou o evento. “Comi muita pipoca e não saí do futebol de sabão. Gostei muito”.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), a ideia é promover os objetivos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tendo as ruas do brincar como um espaço lúdico de porta de entrada para identificação de trabalho infantil, interagindo com as famílias, movimentos sociais e comunitários, com as associações dos bairros e sociedade civil organizada em geral.

Após implantação do projeto, pelo menos 75% dos moradores de uma rua poderão solicitar por meio de abaixo assinado o fechamento da via aos finais de semana para que possam ser realizadas as brincadeiras. O pedido passará por análise do Departamento de Trânsito e, havendo possibilidade, a rua será fechada aos finais de semana para essa finalidade.

Os detalhes do ‘Ruas do Brincar’ serão divulgados em campanha educativa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discutirá o tema nesta quinta-feira (17), em sua reunião ordinária, na Casa dos Conselhos, às 10h.