Com o intuito de festejar o Meio Ambiente e sua diversidade, crianças do Projeto Garoçá participaram na última sexta-feira (28) da “5ª Vivência Ambiental”, com o tema: “Acolhendo, Fortalecendo e Respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda Mundial”.

Participaram, entre os convidados, os projetos Cidadão Criança e o Viração, que prepararam carinhosamente apresentações relacionados ao tema. A vivência foi aberta a famílias e à comunidade da Costa Norte e, de acordo com a professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Santos, essas simples atividades certamente se transformaram em momentos que ficarão guardados para sempre na memória de cada um.

Durante o mês de junho, a equipe do Projeto Garoçá participou de muitas atividades envolvendo as crianças, a comunidade e parceiros na conscientização sobre o Meio Ambiente. Foram desenvolvidas a confecção de brinquedos, utilizando resíduos secos, como: jogos de interatividade (quebra cabeça e jogo da memória); produção de textos e desenhos; fantoches de animais com caixa de leite; bichinhos de jardim (borboletas) com CD; bonecas com retalhos de tecido; flores com revistas; e vários objetos de decoração com materiais recicláveis.

“Observamos e aprendemos a transformação de lixo em objetos de utilidade, praticando assim as cinco importantes mudanças de atitudes”, disse Fabiana.

Segundo ela, além de trabalhos manuais e artísticos, foram abordados temas de coleta seletiva, uso consciente da água, compostagem, horta, entre outros.

“Conhecemos e estamos compartilhando os conhecimentos dos ODS que nos foram apresentados pela equipe do Projeto Tecendo as Águas – Instituto Supereco. Essas ações contribuem para o fortalecimento de valores de cidadania relacionados ao Meio Ambiente”, acrescentou Luciana coordenadora do Projeto Garoçá, acreditando que as crianças poderão transformar o planeta em um mundo melhor para se viver.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.