Tratado como um grande gesto de humanização e confraternização, o IV Festival de Judô que foi realizada, na última semana, na sede do Projeto Garoçá, na Costa Norte de São Sebastião, e marcou a certificação e troca de faixa dos alunos que participaram da modalidade no projeto em 2017.
Antes do início das lutas, que comprovava as habilidades técnicas dos alunos da professora campeã mundial, Rogéria Cozendey, foram expostos alguns trabalhos pedagógicos realizados pelas crianças, como desenhos e redações, todos relacionados a arte marcial, Judô.
“É importante trabalharmos através do esporte outras áreas sociais com as crianças. Além da prática, que é realizada no tatame, focamos também na parte pedagógica, com a elaboração de desenhos e redações, para que as crianças conheçam melhor a história da arte que estão praticando”, frisou Rogéria.
O esporte é uma ferramenta que transforma vidas, como explicou Kauã Rocha, de 12 anos. “O judô pra mim é tudo. Me ajuda a ser uma pessoa melhor, a respeitar os outros e ser mais responsável”, disse.
Participaram da cerimônia de abertura o Secretário de Esportes, Luiz Carlos de Melo Cardim e Secretário Adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), Ubiratan Nascimento, que transmitiram palavras de incentivo, valores morais e valorização do esporte no dia a dia das crianças.
O Projeto Garoçá é uma entidade social da Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS) em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), da Prefeitura Municipal. Nele são atendidas 140 crianças entre 6 e 12 anos, as quais possuem aulas de judô, dança, esportes, capoeira e orientações pedagógicas.