A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Conselho Tutelar e Fundação de Saúde Pública, realizou na última quinta-feira (21/03), no Posto de Saúde da Topolândia, a primeira reunião integrada do Projeto de Treinamento Continuado, com o tema “o conselho tutelar e o seu atendimento - uma contribuição em construção”.

A reunião foi articulada pelo Conselho Tutelar e Fundação Saúde, para o treinamento dos enfermeiros que comandam todas as unidades de PSFs no município.

De acordo com o Conselho Tutelar, o projeto foi iniciado em outubro do ano passado, com a capacitação dos profissionais da rede protetiva do município, que inclui profissionais da rede municipal, em especial saúde, serviço social, educação e ONGs que atendem a demanda do Conselho Tutelar na região.

"As equipes do PSF são parceiros valiosos nos casos que atendemos. O objetivo é alinhar a forma de atuação em conjunto, estabelecer fluxos e identificar as falhas que precisam ser corrigidas, fortalecendo a rede de proteção em prol das crianças e adolescentes da nossa cidade", explicou a Conselheira tutelar, Andréa Hiraoka.

Segundo a Assistente Social, da Fundação de Saúde Pública, Leila Budal, a capacitação dos profissionais de saúde deve ser constante. “Ações como essa, são fundamentais para garantir que esse trabalho intersetorial seja integrado. Para prevenir e combater a violência e negligência contra a criança e o adolescente. É de suma importância que aconteçam esses encontros, principalmente para os profissionais que trabalham diretamente com as famílias, na saúde, educação e assistência social, para que eles se sintam parte desta rede de proteção, então é necessário que aconteça mais encontros como este”, disse.