
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH) de São Sebastião, realizará neste sábado (24/06), das 8h às 17h, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, na escola municipal Henrique Botelho, na Vila Amélia. O tema da conferência é “Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”.
A conferência, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo a apresentação de propostas na área das políticas de assistência social a nível municipal, estadual e federal. De acordo com a SETRADH, a ideia é mobilizar a população para que a mesma coloque no papel suas demandas sociais mais urgentes. A SETRADH informou também que fornecerá café da manhã, almoço e um café da tarde para os participantes.
Durante a manhã, os munícipes credenciados poderão acompanhar a uma palestra da assistente social, Rose de Cássia Raposo Erthal, que compõe a equipe técnica da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, além da apresentação do cronograma e do plano de trabalho, contando com a presença da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Célia Silveira da Cruz, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valéria Costa, entre outros representantes do poder público.
Na parte da tarde, serão formados grupos de representantes da população, que posteriormente elegerão um delegado para participar da conferência estadual. Ao final da conferência municipal, as demandas dos munícipes serão encaminhadas para a administração, onde a SETRADH juntamente com o prefeito analisará a possibilidade de serem implementadas ou complementadas.
O evento foi precedido por três pré-conferências – dia 6 de junho, às 19h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga, na Costa Sul; dia 7 de junho, 19h, no CRAS da Enseada, na Costa Norte; e no dia 8 de junho, 19h, no Centro Comunitário de Topolândia, totalizando a participação de 191 pessoas, entre profissionais e usuários da Assistência Social do município.