Na manhã de ontem (22), o Projeto Garoçá esteve na EM Barequeçaba, na aula do 3° ano da professora Adriana Batelochi, para falar  sobre o Projeto Social Garoçá. Dentre as atividades, práticas e ações realizadas, a professora de Apoio Pedagógico, Fabiana Santos, contou sobre o que é desenvolvido com as crianças através da Educação Ambiental, especialmente sobre a horta, que elas cultivam, cuidam e colhem hortaliças que vêm beneficiando as famílias atendidas pelo Projeto.

A professora foi acompanhada da Coordenadora, Luciana Gallani, e de Pedro Rego, biólogo e gestor ambiental do Instituto Supereco, que explicou para as crianças a importância da Educação Ambiental na infância.

Hoje (23), algumas crianças do Projeto Garoçá abrilhantaram a Semana da Consciência Negra na EM Maria Francisca, no bairro do Pontal da Cruz. A equipe de professores apresentou três coreografias: o Aytoro, o Maculelê e o Niznga, danças que remetem ao tema trabalhado dentro da escola, valorizados através das atividades de capoeira e dança.

“Conseguimos realizar ações sociais com o objetivo de despertar e fortalecer vínculos culturais e educativos, valorizando o saber de cada criança”, disse o professor de capoeira do Garoçá, Alex Getúlio.

O objetivo do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a integração, cooperação, autonomia e participação social, além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico, Esportes Integrados, Judô, Dança e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.