Prefeitura realiza encontro técnico para aprimorar atendimento a pessoas autistas

 

Como parte da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Secretaria da Educação (SEDUC), Secretaria da Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde, realizou hoje (23), um encontro técnico para organização do fluxo de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, o encontro funcionou como um grupo de estudo realizado com gestores e profissionais da rede, das áreas de educação e saúde, de forma a organizar missões voltadas a pessoas com espectro autista, visto que o número de pessoas com autismo tem aumentado no município.

Posteriormente será feita uma formação com profissionais que irão aplicar o M-CHAT, instrumento de rastreio para identificação precoce do TEA recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A partir disso a rede vai construir um fluxo para avaliação, para que possa estar preparada e organizada para atendimento e viabilidade da aplicação da lei vigente.

“Precisamos nos organizar e preparar a rede para construir um protocolo de avaliação, com vários profissionais envolvidos. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o jurídico da prefeitura também participaram desse, que é primeiro encontro”, disse Juliana.

Ainda durante a reunião, foram abordadas questões como a dificuldade de interação social, disfunção sensorial, desenvolvimento motor e comportamental, interesses restritos e repetitivos, entre outros sintomas.

“A avaliação precisa ser feita inclusive em ambientes sociais, além do espaço clinico ou dentro da escola. Precisamos de diagnósticos justos, para que não comecemos a levantar uma demanda que não existe, por isso a preocupação em preparar nossos profissionais”, finalizou Juliana.