Governo municipal é pioneiro em políticas públicas femininas com a Casa PodeRosa

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), secretário Francisco das Chagas Almeida e Chefe de Secretaria, Valéria Costa estiveram presentes, nesta segunda-feira (23), ao lançamento do Projeto do Governo do Estado ‘Casa da Mulher’, no auditório Ulysses Guimarães, Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O município está inscrito no programa que visa inclusão e atendimento, com enfoque multisetorial que possa garantir acolhimento a mulheres vítimas de discriminação e violência, além de promover encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda. Cada uma das casas receberá investimento de R$ 725 mil.

Pioneira no estado, São Sebastião possui há mais de um ano, a Casa PodeRosa que presta assistência social, psicológica, jurídica, entre outras, além de cursos de capacitação as sebastianenses.

“Temos o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ativo nas políticas públicas voltadas as sebastianenses, portanto estamos inscritos no Projeto Casa da Mulher. A Prefeitura de São Sebastião, oferece, nos mesmos moldes, deste programa do Governo do Estado, há mais de um ano, a Casa PodeRosa que atende mulheres vítimas de violência doméstica, ou em situação de vulnerabilidade social. Com este convênio poderemos aprimorar ainda mais, nossos equipamentos sociais voltados a mulher, afirmou o secretário Francisco das Chagas.

Casa PodeRosa

São Sebastião possui um espaço dedicado especificamente a mulheres vítimas de violência doméstica, ou em situação de vulnerabilidade social: a Casa PodeRosa, ligada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Entre os principais serviços prestados estão assistência social, psicologia, saúde, jurídica, entre outros.

Há, também, serviços complementares, como:

Patrulha Maria da Penha – acompanhamento de vítimas de agressão e violência doméstica realizado por equipe treinada da GCM. Os contatos são feitos por telefone e por meio de visitas às vítimas em horários diversos.

Botão do Pânico - outra ferramenta oferecida pelo governo municipal é o Botão do Pânico, presente no aplicativo Assistência Social São Sebastião SP. Mulheres com medidas protetivas são orientadas a baixar o aplicativo e acionar o botão caso precisem de socorro. O sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) que envia imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para o atendimento da ocorrência.

As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Fundo Social, Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Secretaria de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião.

Serviço

Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.

Todos os atendimentos seguem os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uso obrigatório de máscara, distanciamento social e utilização de álcool em gel 70%.

 

#PraTodosVerem: duas fotos mostram o lançamento do Projeto Casa da Mulher do Governo do Estado, no auditório Ulysses Guimarães, Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e da fachada da Casa PodeRosa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.