O Projeto Garoçá, localizado no Jaraguá, realizou hoje (27/04) o “5º Festival de Judô”, evento que já faz parte do calendário do projeto desde 2014 e é uma confraternização entre as crianças e seus convidados.
O evento faz parte das atividades promovidas por meio de cinco eixos de trabalho dentro do Projeto Garoçá: Judô, Esportes Integrados, Capoeira, Dança e Apoio Pedagógico, possibilitando várias disputas entre atletas convidados e os pequenos judocas.
Em todas as edições do festival o tema ‘Respeito e Amizade’ é usado para mostrar às crianças que a disciplina é feita através desses preceitos. “Os alunos são orientados na disputa, e o respeito é a base de tudo, se não há a confiança, amor, carinho não há respeito”, disse a professora do Garoçá, Rogéria Cozendey.
A coordenadora do Projeto Garoçá, Luciana Gallani , comentou sobre o evento. “Todo mundo compete, sendo uma modalidade esportiva baseada em regras e normas, podendo ser colaborativo no desenvolvimento moral das crianças, por utilizar seus princípios em situações de grupo, através do estabelecimento de relações de respeito mútuo e cooperação. Assim entendemos e passamos para as crianças que o Judô é uma prática esportiva que pode proporcionar benefícios físicos e cognitivos, através de vivências que estimulam o desenvolvimento integral das crianças. Além de ter como objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Agradecimentos especiais aos nossos parceiros que sempre nos ajudam em todos os momentos”, completou Luciana.
Uma das crianças que participou do evento no Garoçá, Lara Cibelle, de 7 anos de idade, comentou sobre sua participação. “Gostei muito de participar com tanta gente. Minha luta foi legal”, completou Lara.