O Projeto Garoçá foi homenageado pela Câmara Municipal de São Sebastião, por meio do vereador Diogo Nascimento, que apresentou uma Moção de aplausos e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, em especial as ações ambientais realizadas na Costa Norte da cidade.
Instalado desde o ano 2000 na Costa Norte, o projeto vem atendendo muitas crianças das famílias referenciadas de acordo com a Política Nacional de Assistência Social.
A Equipe Garoçá passou um breve histórico das ações realizadas, ressaltando que o objetivo do serviço de acolhimento é fortalecer os vínculos criados com as diversas atividades, principalmente nas áreas socioambientais.
O Projeto vem realizando diversas ações de Educação Ambiental desde o ano 2014, quando a professora de apoio pedagógico, Fabiana Medeiros Santos, foi convidada a fazer uma formação no Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, iniciando posteriormente Vivências Ambientais (já no 4° anos), com a realização de uma grande festa para o Meio Ambiente no mês de junho.
“Neste ano implantamos a parceria com o Supereco, a Horta Garoçá, na qual em menos de quatro meses conseguimos benefícios com as colheitas realizadas pelas famílias das crianças atendidas”, contou a professora.
“Ainda neste mês participamos da Chamada Pública do Ministério do Meio Ambiente: “Boas Práticas no combate à perda e ao desperdício de alimentos 2018”, na qual das 56 inscrições 29 atenderam os critérios de seleção e farão parte das bases de dados, e o nosso Projeto está entre os selecionados, fazendo parte da divulgação das ações realizadas no município de São Sebastião”, completou Fabiana.
O objetivo do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a integração, cooperação, autonomia e participação social, além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação social.
O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico, Esportes Integrados, Judô, Dança e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.